CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE - COMUNG

Objetivo

Proporcionar aos professores uma visão ampla e integrada sobre a docência no ensino superior no contexto das transformações educacionais mundiais, buscando promover o aprimoramento das competências e das habilidades didático-pedagógicas.

 

Vagas

Curso exclusivo para professores das Universidades do COMUNG

UNISC, UCS, UNIVATES, UPF, UNIJUÍ, UNICRUZ, URCAMP, UNILASALLE e PUCRS já adquiriram, cada uma,  15 vagas que serão distribuídas através de editais internos;

Outras 90 vagas serão abertas para professores não contemplados pelos editais de cada IES ou para professores das demais IES do COMUNG

Valor do Curso

 R$ 4.535,88 (15 parcelas de R$302,39)

 

Previsão de início do curso 

23/03/2019

Cronograma do Curso


Dia Atividade
23/03/2019

SEMINÁRIO DE ABERTURA (8h - PRESENCIAL) :   

Das 8h às 12h  - Credenciamento, Confraternização e Palestra de Abertura;

Das 13h30 às 17h30 - Apresentação do Curso e Oficina de Instrumentalização

LOCAL: PUCRS

27/03 a 10/04/2019

MÓDULO I: A DOCÊNCIA FRENTE ÀS TENDÊNCIAS DA CONTEMPORANEIDADE (24h - EAD) 

Ementa: A docência frente aos elementos da contemporaneidade: perfil do estudante, espaços

de aprendizagem e tecnologias.

Objetivos:

  1. a) Analisar elementos da contemporaneidade e a relação com a docência que se exerce

em sala de aula;

  1. b) Identificar as características do aluno universitário na contemporaneidade para

problematizar a ação docente;

  1. c) Refletir acerca da incorporação das tecnologias digitais nas práticas docentes: limites e

possibilidades; e

  1. d) Problematizar o conceito de inovação e sua relação com a educação.

 

Temáticas:

  1. A docência frente às tendências da contemporaneidade – 8h
  2. O perfil do aluno na contemporaneidade – 8h
  3. Inovação e Tecnologias na educação – 8h
17/04 a 22/05/2019

MÓDULO II: DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR (48h - EAD)  

Ementa: O professor no contexto das instituições comunitárias e os processos de ensino e de

aprendizagem;

Objetivos:

  1. a) Apropriar-se das teorias de ensino e de aprendizagem para o fortalecimento da ação

docente;

  1. b) Entender a docência no ensino superior no contexto das instituições comunitárias; e
  2. c) Estabelecer relações entre epistemologia, teorias de aprendizagem e à docência.

 

Temáticas: 

  1. Docência no Ensino Superior – 24h
  2. Docência nas IES Comunitárias – 8h
  3. Teorias do ensino e da aprendizagem – 16h
25/05/2019

ENCONTRO PRESENCIAL DE AVALIAÇÃO DOS MÓDULOS 1 E 2 (8h - PRESENCIAL):   Das 8h às 12h - Avaliação dos Módulos 1 e 2;

Das 13h30 às 17h - Oficinas;

LOCAL:

UNILASSALLE - Professores da UNILASALLE, PUCRS e URCAMP

UNIVATES - Professores da UNIVATES, UNISC e UCS

UPF - Professores da UPF, UNICRUZ e UNIJUÍ

29/05/2019 a 05/06/2019

ORIENTAÇÕES PARA PROJETO DE INTERVENÇÃO (16H - EAD)

12/06/2019 a 25/09/2019

MÓDULO III: AS RELAÇÕES DO ENSINAR E DO APRENDER NO ENSINO SUPERIOR   (112h - EAD) 

Ementa: As dinâmicas das aprendizagens e metodologias de ensino.

Objetivos:

  1. a) Apropriar-se das teorias de ensino e de aprendizagem para o fortalecimento da ação

docente;

  1. b) Problematizar as relações interpessoais para a qualificação do ambiente acadêmico;
  2. c) Utilizar conhecimentos acerca da neurociência para a qualificação docente;
  3. d) Conhecer diferentes metodologias de ensino; e
  4. e) Conhecer as dinâmicas os fundamentos das aprendizagens para selecionar e aplicar

metodologias e estratégias nas práticas docentes.

 

Temáticas:

  1. Neurociências na Educação - 16h
  2. As relações interpessoais nos cenários de aprendizagem - 24h
  3. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológico s e suas Relações com as

Metodologias no Ensino Superior - 24h

  1. Metodologias e estratégias de aprendizagem ativa e ensino híbrido - 48h
29/09/2019

ENCONTRO PRESENCIAL DE AVALIAÇÃO DO MÓDULO 3  (8h - PRESENCIAL)    

Das 8h às 12h (Avaliação do Módulo 3)

Das 13h30 às 17h (Oficinas)

LOCAL:

UNILASALLE: Professores das Sociais Aplicadas

UNIVATES: Professores das Ciências Biológicas e da Saúde

UNISC: Professores das Engenharias

UPF: Professores das Ciências Humanas


02/10/2019 a 11/12/2019

MÓDULO IV: CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR  (88h - EAD)

Ementa: Políticas educacionais e didática no Ensino Superior.

Objetivos:

  1. a) Problematizar as políticas educacionais que envolvem o currículo do Ensino Superior;
  2. b) Compreender as inter-relações entre os diferentes níveis de planejamento institucional

e marcos regulatórios;

  1. c) Compreender a finalidade do planejamento para a organização da ação docente; a fim

de elaborar uma proposta didática no ensino superior;

  1. d) Apropriar-se de diferentes concepções de avaliação no Ensino Superior; como parte do

processo de ensino e aprendizagem; e

  1. e) Construir diferentes instrumentos de avaliação coerentes com os princípios e

pressupostos institucionais.

 

Temáticas:

  1. Políticas Educacionais e Currículo - 16h
  2. Didática no Ensino Superior: Planejamento da ação docente - 24h
  3. Didática no Ensino Superior: Avaliação - 24h
  4. Elaboração de Instrumentos de Avaliação - 24h

 

11/03/2020 a 01/04/2020

MÓDULO V: TEMAS EMERGENTES (32h - EAD)

Ementa: Temas emergentes e suas implicações na docência.

Objetivos:

  1. a) Refletir sobre os temas emergentes e suas relações com a docência no Ensino

Superior.

 

Temáticas:

  1. Saúde do Trabalhador Docente - 8h
  2. Diversidade, inclusão e Direitos Humanos - 8h
  3. Educação a Distância - 8h
  4. Curricularização da Extensão - 8h
Entrega até 08/04/2020


AVALIAÇÃO DOS MÓDULO V E VI (ATIVIDADE EAD) 


15 e 16/05/2020


SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO 

COORDENAÇÃO

Ma. Ana Lúcia Buogo - UCS

Ma. Flávia Fernanda Costa - UCS

Dr. Heron Sérgio Moreira Begnis  - UNISC

Ma. Joice Nunes Lanzarini - UNISC

Ma. Teresinha Eduardes Klafke  - UNISC

Articuladores dos Módulos

Módulo I - Altair De Fávero (UPF)

Módulo II - Maurício Teixeira (UNIVATES)

Módulo III - Adriano Canabarro Teixeira (UPF)

Módulo IV - Simone de Oliveira (UCS)

Módulo V - Liciani Diehl (UNIVATES)

CORPO DOCENTE

Profº Adriano Canabarro Teixeira - UPF

Profº Altair de Fávero - UPF

Profº Augusto Niche - UNILASALLE

Profª Bernadete Maria Dalmolin - UPF

Profª Cátia Nehring - UNIJUÍ

Profº Cláudio Dalbosco - UPF

Profª Daniela Araújo - UPF

Profº Ederson Locatelli - UNISINOS

Profª Niqueli Streck - UNISC

Profª Giana Diesel - UNISC

Profª Joice Lanzarini - UNISC

Profª Kari Forneck - UNIVATES

Profª Karine Perez - UNISC

Profª Liane Kipper - UNISC

Prof° Dr. Tiago Weizenmann

Profª Liciani Diehl - UNIVATES

Profº Luiz Schneider - UNIVATES

Profº Dr Lucas Oliveira - UCS

Profª Maria Isabel Lopes - UNIVATES

Profª Marion Creutzberg - PUCRS

Profª Marta Borgmann - UNIJUÍ

Profº Maurício Teixeira - UNIVATES

Profª Nara Marisco da Silva - UNICRUZ

Profª Dra Andréia Mores - UCS

Profª Silvana Marcon - UCS

Profª Sirlei de Lourdes Lauxen - UNICRUZ

Profª Susana Neumann - UCS

Profª Dra Valquíria Missel - UCS

+ Palestrantes e Oficineiros convidados

Mais informações: Contate a unidade responsável pela Assessoria Pedagógica em sua instituição.