Formação continuada de docentes acontece no dia 26 de abril
No dia 26 de abril de 2016, na FEEVALE em Novo Hamburgo, acontece o encontro com a presença do Conselheiro Luiz Fernandes Dourado, membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação – CNE para tratar sobre Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, que “Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada.
Neste sentido solicitamos que todas as Instituições pertencentes ao COMUNG, mandem seus representantes dos cursos de Licenciatura para participar desta importante discussão, referente a formação de professores.
A partir da palestra do Conselheiro Dourado a tarde serão realizados grupos de trabalho subdivididos por eixos temáticos da Resolução, quais sejam:
- Eixo 1 – Articulação entre Formação Inicial e Formação Continuada;
- Eixo 2 – Formação Pedagógica para graduados e não licenciados;
- Eixo 3 – Explicitação dos Núcleos conforme Art. 12;
- Eixo 4 – Relação entre Licenciatura e Bacharelado;
- Eixo 5 – Estágios;
- Eixo 6 – Duzentas Horas.
A proposta da Comissão organizadora é que no final do evento seja elaborada uma Carta COMUNG sobre as Diretrizes, explicitando consensos dos parâmetros norteadores que poderá servir de base nas revisões dos PPCs das licenciaturas das IES.
Segue abaixo a Programação Completa do Evento:
PROGRAMAÇÃO
MANHÃ:
08h30min: Recepção com coffee break
9h: Abertura com a presença do Presidente do COMUNG – Prof. Dr. Martinho Luiz Kelm
9h15min: Explicitação e Entendimentos das Diretrizes Curriculares Nacional da Formação de Professores (Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015)
Palestrante: Conselheiro Luiz Fernandes Dourado
Mediação: Profa. Dra. Cristina Ennes da Silva – Pró-reitora de Ensino da FEEVALE
12h: Almoço
TARDE:
14h: Início dos trabalhos por grupo subdivididos em eixos temáticos
15h30min: Intervalo
15h45min: Apresentação das propostas de cada eixo e elaboração de Carta COMUNG sobre as Diretrizes de Nacionais de Formação de Professores
17h: Encerramento