Intercâmbio

Preparados para o mundo

A mobilidade acadêmica permite a vivência internacional nos mais diversos níveis

Conhecer novas culturas, vivenciar o dia a dia em um novo país, desenvolver competências linguísticas e qualificar ainda mais o currículo são alguns dos muitos benefícios ao se investir na mobilidade acadêmica. A experiência de estudar no exterior proporciona não apenas a vivência internacional, mas permite que os alunos se coloquem competitivamente no mercado laboral. No compasso em que globalização exige cada vez mais o desenvolvimento de perspectivas internacionais e competências interculturais, a experiência de mobilidade acadêmica contribui para uma formação superior ainda mais sólida e, por isso, é procurada por estudantes de diferentes idades e níveis de ensino.

A mobilidade acadêmica, também chamada de intercâmbio acadêmico, pode acontecer através de parcerias institucionais entre universidades. Nesta modalidade, os estudantes cursam um ou dois semestres de seu curso regular de graduação ou pós-graduação no exterior e vice-versa, geralmente aproveitando os créditos cursados em sua grade regular.

É de responsabilidade das universidades o estabelecimento de acordos, além do acompanhamento e apoio aos estudantes que tenham interesse em ir para o exterior (a chamada mobilidade out – outgoing mobility). Além disso, integram estudantes internacionais (mobilidade in – incoming mobility) por meio de ações que promovam relações entre a comunidade acadêmica e a comunidade internacional.

Outra alternativa de mobilidade envolve cursos internacionais, ofertados por diversas instituições com variados períodos de duração. Essa também é uma possibilidade para quem busca uma imersão internacional, mas não necessariamente durante o curso de graduação ou pós-graduação.

Tais movimentos fortalecem a internacionalização das instituições de educação superior. Tanto a chegada e permanência de alunos internacionais no campus, quanto a ida de estudantes para o exterior promovem trocas de experiência, contato com novas culturas e aproximação de diferentes visões de mundo. Tudo isso garante que o dia a dia das Universidades seja repleto de aprendizados e prepara o aluno para um mercado cada vez mais global e internacionalizado.

Ficou interessado em fazer intercâmbio então contate o setor internacional da  universidade do COMUNG de interesse.