Viver no RS

O Brasil é conhecido por sua diversidade, e não é à toa que o estado do Rio Grande do Sul é parte desta nação. O estado é extremamente diversificado e com paisagens belíssimas capazes de conquistar qualquer pessoa. Parques de aventura, reservas naturais, sítios arqueológicos, praias, cachoeiras, cânions, vinícolas de qualidade e cervejarias artesanais são algumas das atrações desse estado. O Rio Grande do Sul está localizado no Sul do Brasil e possui clima subtropical/temperado com estações do ano bem definidas, invernos moderadamente frios  e verões quentes.

Quem nasce no Rio Grande do Sul é chamado de gaúcho (a). Do ponto de vista genético, o gaúcho é a miscigenação dos europeus, africanos e índios. O gaúcho contribuiu para a defesa das fronteiras com as Regiões Platinas, participando ativamente da vida política do país.

 

O estado está em 6° lugar no ranking que mede a qualidade de vida dos brasileiros. Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, é referência nacional em serviços médicos. O estado preza pela sustentabilidade e inovação.

O Rio Grande do Sul faz fronteira com o Uruguai e Argentina e estes países também compartilham um pouco de sua cultura entre si, como a bebida típica chamada Chimarrão. O chimarrão é uma bebida característica da Região Sul, com herança das culturas indígenas guarani, caingangue, quíchua e aimará. Trata-se de um preparado semelhante a um chá, feito com mate amargo e bebido numa cuia através de uma espécie de canudo metálico, a bomba.

Por causa da miscigenação, o Rio Grande do Sul é um estado com muita diversidade cultural. Os Italianos que para cá vieram em busca de uma vida melhor, percebendo o quão fértil era o solo, plantaram a uva, dando início a um grande comercio de produtos artesanais e vinhos que hoje são conhecidos internacionalmente. Na Serra Gaúcha, região da uva e vinho, é possível conferir essa história, degustar produtos, visitar as vinícolas e passear de Maria Fumaça, um trem com diversas atrações que nos lembra da importância da rede ferroviária construída no início do século XX e um grande facilitador do escoamento da produção de vinho e demais produtos locais.

As cidades de Gramado e Canela também fazem parte da Serra Gaúcha, na região das hortênsias, possuem estruturas europeias e a mistura das culturas alemã, italiana e portuguesa são características marcantes. Gramado possui atrações para o ano inteiro. O Natal Luz que acontece em Gramado todos os anos é um dos maiores eventos natalinos do mundo. O Festival de cinema de Gramado é o maior festival do gênero no Brasil. Além disso, a cidade é conhecida como a cidade do chocolate, por causa da produção do doce.

No noroeste do estado está a cidade de São Miguel das Missões. O sítio arqueológico São Miguel Arcanjo e as ruínas da igreja são um patrimônio cultural da humanidade e são o mais representativo conjunto arquitetônico dos antigos 7 povos das missões, São João Batista, Santo Ângelo Custodio, São Lourenço Mártir, São Nicolau, São Luiz Gonzaga e São Francisco de Borja eram as denominações das demais reduções jesuíticas. Alguns preservam remanescentes das ruínas e acervos de obras de arte em centros culturais e museus.