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Unijuí participa de debate com IES do Comung/Paiung

No dia 24 de novembro de 2018, na Unisc, em Santa Cruz do Sul, reuniram-se representantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung, e do Programa de Avaliação Institucional – Paiung, para discussões sobre as novas regulamentações do Ministério da Educação sobre o ensino superior. A Unijuí foi representada pela Assessora Pedagógica, Sandra Bado, e a Coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa.

Na programação a professora Marion Cretzberger, Procuradora Institucional da PUC/RS, discorreu sobre os “Desafios e perspectivas para gestão da formação docente a partir dos novos marcos regulatórios da avaliação” pontuando as alterações desta nova legislação. Enfatizou a necessidade de promover a formação específica aos professores para que esses conheçam o fluxo e, também, a importância dos processos avaliativos externo e interno imprescindíveis para a constante qualificação dos cursos, o que impacta no ensino e aprendizagem do estudante em sala de aula.

No período da tarde as IES dividiram-se por programas, do Paiung e da Rede de Formação de Professores.

A reunião da rede de professores iniciou com uma breve retrospectiva das atividades desde 2014 realizada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Institucional – NAPI, da UNISC, ação necessária para contextualizar os novos integrantes das IES que se juntaram a equipe. Após, foi realizada a socialização das ações desenvolvidas pelas Vice-Reitorias de Graduações nos seus respectivos programas de formação continuada docente e a indicação de eixos norteadores para as temáticas que serão desenvolvidas no ano de 2019.

Uma das pautas discutidas foi a programação da pós-graduação em docência universitária que estará sendo desenvolvida por 9 (das 15) instituições de ensino superior integrantes do Comung, a qual terá sua aula inaugural na PUC/POA em 23 de março de 2019.

A Unijuí está disponibilizando 15 vagas para professores da Instituição que demostrem interesse em participar desta pós-graduação, a qual será desenvolvida na modalidade a distância, porém com as avaliações presenciais em uma IES próxima geograficamente.

Os representantes do Paiung reuniram-se com o objetivo de retomada das atividades do programa que é coordenado por Jaqueline Morandini, da UPF, e Denizar Melo, da PUC/RS. Na pauta foram realizados relatos pelas IES sobre a processualidade de elaboração do Relatório de Avaliação Institucional, que deverá ser protocolado no sistema e-MEC até 30 de março de 2019. Segundo a professora Marion, o relatório é uma importante fonte de evidências, uma vez que é utilizado pela CTTA/MEC para auxiliar nos recursos protocolados pelas IES. Como encaminhamentos definiram-se diretrizes para as reuniões do próximo ano, duas presenciais e as demais por videoconferência, bem como, o indicativo de fazer um encontro com os avaliadores de nossas IES para a discussão dos processos avaliativos.