Oferta acadêmica regular

Passos para estudar no Rio Grande do Sul- Brasil:

Passo 1- Ofertas acadêmicas

O primeiro passo é familiarizar-se com o sistema educacional brasileiro  e as opções acadêmicas disponíveis de acordo com o nível de formação de interesse.

As instituições do COMUNG oferecem formação com aulas:

– totalmente presenciais (Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado)

– semi-presenciais com algumas aulas presenciais (Graduação).

– totalmente a distância, denominados no Brasil como cursos EAD- (somente Especialização)

Passo 2- Inscrição e seleção

Graduação: O ingresso em algum curso de graduação depende da obtenção de vaga em qualquer universidade que pode ser feito por meio de:

  1. As universidades do COMUNG oferecem o vestibular duas vezes ao ano, um no verão e outro no inverno em datas que variam de acordo com seus calendários. Os interessados devem comprovar conclusão do Ensino Médio.
  2. Transferência de uma universidade brasileira ou estrangeira.
  3. Ingresso como Diplomado para quem já possui um Diploma de Graduação.

 

Especialização: Para a especialização é necessário realizar a inscrição no curso de interesse para conseguir vaga.

Mestrado e Doutorado: Para Mestrados e Doutorados, os prazos, procedimentos e requisitos de ingresso são definidos por cada instituição por meio de Editais de seleção e podem variar dependendo de cada programa.

Pós-Doutorado: O candidato interessado em uma formação pós-doutoral nas Instituições do COMUNG, deverá contatar o Programa de Pós-Graduação de seu interesse ou a Coordenação de Pesquisa da instituição.

Passo 3- Ofertas no COMUNG

Encontre aqui  as ofertas de cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado das universidades do COMUNG.

Passo 4- Idioma de formação

O candidato estrangeiro deve ficar atento que o idioma de formação oficial no Brasil é a língua portuguesa. O Exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira. Ele pode ser realizado em universidades do COMUNG.

As universidades do COMUNG também oferecem algumas atividades e disciplinas em outros idiomas e alguns programas oferecem flexibilidade com relação à exigência do idioma.

Passo 5- Viajar para estudar nas Universidades do COMUNG

Uma vez aceito, poderá contar com o apoio do setor internacional da universidade de acolhida para obter informações sobre providências necessárias como: requerimentos migratórios, documentos, exigências de idioma entre outras questões.

Acesse nosso Guia de Estudante  para conhecer mais sobre estudar nas instituições do COMUNG.