Perguntas Frequentes

Porque uma experiência internacional de formação é cada vez mais uma oportunidade de crescimento pessoal. Portanto, além do conhecimento a ser construído em um contexto diferente do seu de origem, viver no exterior lhe oferece condições de constituir uma visão de mundo mais completa. Ainda, oportuniza ampliar a sua rede de relacionamentos e se diferenciar enquanto futuro profissional e empreendedor.

O COMUNG é o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas formado por 15 Instituições Comunitárias de Ensino Superior do Rio Grande do Sul/Brasil que trabalham a partir dos interesses de desenvolvimento de cada região na qual estão inseridas. Para mais informações, acesse o link Sobre o COMUNG . Para conhecer as Instituições, acesse o link Encontre a instituição  que direciona para a página da web da Instituição do seu interesse.

É importante que tenhas clareza quanto aos objetivos e as razões que te motivam em procurar um curso ou um intercâmbio internacional. Além disso, observe que o Rio Grande do Sul tem uma história construída por diversidade cultural que oportuniza experiências riquíssimas marcadas pelas regiões nas quais estão inseridas as Instituições associadas ao Comung. A natureza das Instituições Comunitárias oportuniza uma variedade de cursos em todo o estado.

Para conhecer as instituições visite as seções Encontre a instituição , que direciona para a página da web da Instituição do seu interesse, e ESTUDE CONOSCO .

E para mais informações sobre as diferentes regiões visite o link Viver no RS .

Destinos Turísticos no RS

https://www.turismo.rs.gov.br/destinos

Regiões de Desenvolvimento

https://governanca.rs.gov.br/desenvolvimento-regional

As Instituições associadas ao COMUNG oferecem diferentes tipos de cursos para estudantes estrangeiros. Desde programas de intercâmbio, programas de duplo diploma, cursos de graduação e pós-graduação, cursos de português para estrangeiros e programas de curto prazo. Para conhecer as possibilidades de estudos acesse a seção ESTUDE CONOSCO .

A obtenção de créditos acadêmicos depende do tipo de estudos realizados e a existência de convênios entre a sua instituição de origem e a Instituição associada ao Comung. Recomendamos que você verifique a existência desses convênios. Caso sua instituição de origem não tenha convênio com alguma Instituição do Comung do seu interesse, acesse as seções Como ser um parceiro do COMUNG e CONVÊNIOS   e verifique junto a assessoria de internacionalização de sua instituição a possibilidade de formalizar um vínculo entre elas.

Porque o Rio Grande do Sul é um estado brasileiro que oferece uma experiência completa e diversificada para os estudantes estrangeiros. As Instituições associadas ao Comung, além de oferecerem cursos de excelência em todas as áreas do conhecimento, estão inseridas nas 28 regiões de desenvolvimento do Estado. Portanto, por serem Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), aproximam-se do contexto sócio-econômico e exercem papel essencial para o seu desenvolvimento. No Rio Grande do Sul, você, além de aperfeiçoar seus estudos, poderá encontrar diferentes manifestações culturais e aprimorar a língua portuguesa ao explorar a variedade geográfica (serra, planalto, pampa, litoral), experimentar a gastronomia e construir memórias que te acompanharão em sua jornada. No Brasil, o Rio Grande do Sul destaca-se pela qualidade de vida, nível educacional e segurança, além de uma rede de parques tecnológicos e ambientes que compõem variados sistemas de inovação. Para obter mais informações, acesse as seções ESTUDE CONOSCO  e Viver no RS .

Algumas instituições oferecem cursos e programas especiais ministrados em inglês para os estudantes estrangeiros. Para verificar quais delas oferecem essa possibilidade, acesse a seção Encontre a instituição , que direciona para a página da web da Instituição do seu interesse.

Cada uma das Instituições associadas ao Comung determinam seus valores para os cursos e programas. Assim, é fundamental que você investigue os valores dos cursos de seu interesse nas páginas da web das mesmas. Para isso, acesse a seção Encontre a instituição , que direciona para a página da web da Instituição do seu interesse.

Para estudar no Rio Grande do Sul, Brasil, é necessário que o interessado obtenha a documentação exigida pelo sistema educacional. Para tanto, observe os itens relacionados na seção Guia do Estudante Internacional . Além disso, é imprescindível que o candidato observe os requisitos específicos de cada Instituição associada ao COMUNG. Para isso, acesse a seção Encontre a instituição  que direciona para a página da web da Instituição do seu interesse.

Recomendamos que você verifique com sua instituição de origem as opções de bolsas e de financiamento disponíveis e os acordo existentes com as Instituições associadas ao Comung. Para tanto, observe os itens relacionados no Guia do Estudante Internacional. Além disso, é imprescindível que o candidato observe os requisitos específicos de cada Instituição associada ao COMUNG. Para isso, acesse a seção Encontre a instituição que direciona para a página da web da Instituição do seu interesse. Sugerimos também acesso na página web da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão ligado ao Ministério da Educação responsável por determinadas bolsas para estrangeiros no Brasil.

A maioria das Instituições associadas ao COMUNG solicita que os estudantes estrangeiros tenham um seguro internacional para a cobertura de atenção à saúde no Rio Grande do Sul/Brasil. De qualquer forma, solicitamos que verifique as regras de cada instituição, o que pode ser feito por meio do acesso a seção Encontre a instituição .

Para a formação completa em um Curso de Graduação ou Pós-graduação é necessário ter conhecimento prévio da língua portuguesa, sendo ela o idioma oficial do Brasil. O exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o certificado brasileiro oficial de proficiência. Para intercâmbios depende das regras das Instituições associadas ao COMUNG, pois há maior flexibilidade com relação ao conhecimento da língua portuguesa. Para mais informações, acesse Encontre a instituição  que direciona para a página da web da Instituição do seu interesse.

Algumas das Instituições associadas ao COMUNG oferecem serviços de apoio para alojamento dos estudantes estrangeiros. Desde a busca de uma hospedagem até mesmo apresentação para alguma família brasileira que te acomodaria durante seu período de estudos no Rio Grande do Sul. Também existem empresas e portais que disponibilizam moradias para alugar. Para mais informações, consulte o Guia do Estudante Internacional.

O Rio Grande do Sul tem características distintas e variadas que impactam diretamente nos custos de vidas. Assim o site Custo de Vida (http://www.custodevida.com.br/) apresenta pesquisas sobre o custo de vida dos municípios do Rio Grande do Sul. A partir da escolha de sua Instituição associada ao Comung do seu interesse, é possível avaliar os custos. Além disso, você encontra informações sobre o Rio Grande do Sul na seção Viver no RS .

O Rio Grande do Sul oferece uma vasta possibilidade de opções para receber o estrangeiro independente da época do ano. Desde regiões marcadas pelo frio e o vento Minuano até o litoral ensolarado e a maior praia do mundo. As festas e os eventos marcam cada estação do ano. Nas regiões do Estado, são encontradas manifestações culturais associadas às diferentes origens (portuguesa, espanhola, indígena, árabe, alemã, italiana, campeira, libanesa, japonesa e tantas outras). Para conhecer as regiões e as caraterísticas dos municípios, acesse a página da web Destinos Turísticos no RS (https://www.turismo.rs.gov.br/destinos).