UPF Parque: equilíbrio entre ensino, pesquisa e inovação
Em pleno funcionamento, o Parque se consolida no desenvolvimento de produtos e no engajamento entre a pesquisa desenvolvida na Universidade e a inovação
O mês de junho marca o primeiro ano da inauguração dos módulos II e III do Parque Científico e Tecnológico da UPF (UPF Parque). Nesse curto espaço de tempo, o Parque se consolidou, ampliando o número de empresas incubadas e, consequentemente, aumentando a geração de conhecimento, tecnologia e inovação.
Com o primeiro módulo inaugurado em 2013, o UPF Parque conta, hoje, com três módulos em pleno funcionamento. Com 20 empresas incubadas, seis residentes e cerca de 190 empregos direitos, o espaço conta com empresas que desempenham atividades nas áreas agrícola, de tecnologia da informação (TI), de equipamentos para a área da saúde, energias renováveis, georreferenciamento e vacinas.
Para o reitor, José Carlos Carles de Souza, quando foi idealizado, o Parque tinha o propósito de unir a comunidade, a academia e o poder público. Esse objetivo tem sido cumprido e as conquistas refletem o comprometimento de todos os envolvidos. “Em pouco tempo, conseguimos alcançar muitos objetivos. A vinda de empresas importantes para serem incubadas no Parque, a presença de empresas que tiveram origem no trabalho de alunos e ex-alunos da Instituição, além dos projetos e produtos que estão sendo desenvolvidos, mostram que estamos no caminho certo e que temos todas as condições para avançar”, destacou.
A área de inovação de uma Universidade é, em si, o reflexo de sua pesquisa. Essa é a opinião do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos. De acordo com ele, o crescimento do Parque projeta muitas ações da Universidade, tanto interna, quanto externamente, ampliando também a compreensão do que é inovação e da sua importância social. “Se hoje temos um Parque em pleno funcionamento, é porque temos o incentivo na base, que é a pesquisa. Ao longo desse caminho, conseguimos encontrar o equilíbrio entre a pesquisa, desenvolvida em nossos programas de mestrado e doutorado, e as ações dela decorrente. Essa ligação resulta no desenvolvimento de projetos e parcerias que, hoje, colocam o UPF Parque em destaque no estado”, pontuou.
Um conceito multidisciplinar
Além das empresas e das pesquisas, o Parque se destaca pelos projetos de extensão nas áreas de computação, das engenharias, de administração e das contábeis, que procuram dar o suporte técnico para as empresas incubadas. Para o Gestor, professor Charles Leonardo Israel, o presente tem apontado um futuro ainda melhor. “Nesse primeiro ano de atividades dos módulos II e III, o UPF Parque tornou-se um importante projeto multidisciplinar. Hoje, temos alunos que começaram a empresa ainda na graduação, que ainda estão estudando e que estão com empresa no Parque. Esse é um diferencial que nos coloca em destaque entre os parques tecnológicos de outras instituições”, lembrou.
Um exemplo desse trabalho conjunto é a Central de Equipamentos Multiusuários (Cemulti), que agrega e multiplica atividades de pesquisa, extensão e inovação tecnológica da Universidade.
Empresas Residentes
Agromac: máquinas e equipamentos agrícolas
Empresa que atua na área de máquinas e equipamentos agrícolas, a Agromac inova em novos projetos, em especial o ETD – Tabela Eletrônica de Dosagem –, um produto com grande potencial de penetração nos mercados nacional e internacional, associado ao já existente dosador de precisão FertiSystem.
Compasso: mercado de IT professional services
A Compasso consiste em um Centro de Desenvolvimento de Software em Passo Fundo, Erechim e Rio Grande. Os consultores oferecem serviços para grandes organizações no Brasil, na América Latina e na América do Norte.
Inel: gerenciamento de máquinas agrícolas a partir da integração hardware/software
A Inel desenvolve produtos com qualidade e credibilidade e em conformidade com a demanda de seus clientes, tornando cada um deles único, dando total exclusividade aos seus projetos para cada um de seus consumidores. É com esse conceito de inovação tecnológica e personalização que a empresa está inserida no agronegócio brasileiro.
Pointer/Cielo: prestação de serviços no segmento de gestão de frotas
A Pointer/Cielo atua no fornecimento de tecnologia e serviços para o segmento automotivo, seguradoras e frotistas, ofertando serviços que incluem gestão de frotas, gestão de ativos móveis, recuperação de veículos roubados, diagnóstico remoto de veículos e um conjunto de soluções para o mercado de internet das coisas.
Polo Sul: desenvolvimento do setor de Tecnologia de Informação
A Polo Sul é uma empresa que fomenta o associativismo e contribui para a inovação tecnológica e a oferta de serviços de qualidade para os mercados nacional e internacional.
Rast Sat: aplicações Web para segurança veicular
A Rast Sat atua na prestação de serviços vinculados (Equipamentos, Callcenter, Softwares, Assistência Técnica de Campo) para atendimento ao segmento de Logística e Segurança Veicular. Desenvolve aplicações Web, nas atividades de rastreabilidade/logística veicular. Busca ampliar a gama de softwares vinculados ao ramo, como gestão de custos, de combustíveis e gestão de entregas, entre outros.
Empresas Incubadas
AFK Imunotech Ltda: biotecnologias aplicadas
Agroindústria Vale do Espraiado Ltda: alimentos e biotecnologia
C2SB: engenharia aplicada à área médico-hospitalar
Dr. X Medical Training: material de treinamento médico para área cirúrgica em próteses
G-People: plataforma de currículos, banco de dados de pessoas que buscam uma colocação profissional
Ilumina Energia: desenvolvimento de tecnologias para otimização de processos e serviços para eficiência energética
Inovamate Comércio de Erva Mate: produtos naturais oriundos da erva-mate
Optim Controle e Instrumentação: desenvolvedora de projetos eletrônicos personalizados
Micro Cervejaria Truco Bier: produção de cervejas especiais
Perittus – Sistemas Periciais: software de perícia, ferramenta de suporte ao médico perito
Sagaz Technologies Eireli: software para integralizar a administração imobiliária
Sign: soluções em tecnologia da informação
Sipagro: Energia sustentável, criação de um protótipo para gerar energia a partir do vento
Southbox: desenvolvimento de jogos digitais e de simuladores
Splora: pesquisa e desenvolvimento em nuvem com humanização da tecnologia.
Sucos.Com: industrialização de sucos naturais, com foco na venda e entrega
Telig Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos: equipamentos para rastreamento, logística e segurança veicular
Vidamax: purificador de águas pluviais, subterrâneas e superficiais
Fotos: Gelsoli Casagrande
Ascom UPF