Universidade Feevale realiza formação pedagógica para professores e gestores escolares
Uma das demandas eleitas na Consulta Popular de 2016 na região do Vale do Rio dos Sinos foi a educação. A partir disso, um convênio assinado entre o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), o governo do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Educação do Estado (Seduc-RS) está sendo executado pela Universidade Feevale para a realização de um curso gratuito de Formação Pedagógica para Professores e Gestores Escolares, das redes municipais e estaduais de ensino. Já foram realizadas formações para docentes do município de Sapiranga e, nesta semana, acontece a formação para servidores de Campo Bom.
Estão sendo capacitados 120 professores e gestores de escolas do município. Os encontros presenciais ocorreram no Espaço Cosmos, localizado no prédio Vermelho, no Campus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, nesta segunda-feira, 6, e quinta-feira, 9. As atividades de quinta-feira contaram com a presença da secretária de Educação e Cultura de Campo Bom, Simone Daise Schneider, e do presidente do Corede do Vale do Rio dos Sinos (Consinos) e professor da Feevale, Gabriel Grabowski. Também são realizadas 44 horas/aula de atividades a distância.
A Universidade Feevale está executando a formação de 14 turmas, oito em municípios do centro-sul e seis do Vale do Sinos. Nas próximas semanas, começarão as turmas de professores e de gestores das cidades de Dom Feliciano, Minas do Leão, Arroio dos Ratos, Cristal, Cerro Grande do Sul (que atende aos inscritos de Sentinela), São Jerônimo e Sertão Santana. As atividades executadas pela Feevale seguem até 29 de setembro, com um total de 561 inscritos.
De acordo com o professor Grabowski, enquanto universidade comunitária, como as demais do Comung, as formações são uma grande oportunidade para a Feevale se aproximar, ainda mais, desses municípios e prestar seus serviços de formação continuada para os docentes. “Além disso, podemos conhecê-los e aprender com eles, aproximando a Instituição desses professores e os aproximando da Universidade”, afirma.
Foto: Ana Knevitz/Universidade Feevale