UCS | Encontro com profissionais da educação propõe reflexão sobre o cotidiano escolar e as relações pedagógicas
Momento também oportunizou a apresentação do Programa de Segunda Licenciatura da Universidade, voltado à qualificação docente. Gratuitas, as inscrições para o programa foram prorrogadas até o dia 6 de maio
A manhã desta terça-feira, 23 de abril, foi de reflexão sobre a docência na Universidade de Caxias do Sul, para profissionais de equipes gestoras e diretivas da rede escolar regional reunidos na Sala Sescon do Bloco J. Durante a palestra Trinta Anos de Direito à Educação no Brasil: Desafios ainda Presentes no Cotidiano Escolar, a pró-reitora Acadêmica da UCS, professora Nilda Stecanela, abordou os desdobramentos das três décadas da educação como direito constitucional na perspectiva do cotidiano escolar e da formação de professores para a educação básica.
“Estamos vivenciando o direito à educação”, afirmou, em uma análise que contemplou “as repercussões do que se vive atualmente no âmbito da escola, da formação docente, da gestão, das políticas públicas, e como esse cotidiano é afetado pelo direito à educação, algo que foi resultado de luta e reconhecimento”, explicou a doutora em Educação e professora aposentada pelo município. Nilda integra, ainda, o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e é pesquisadora do Observatório da Educação na Universidade. Adentrando no cotidiano das práticas e relações pedagógicas, a problematização partilhou conquistas – como a obrigatoriedade do Ensino superior para atuação na docência – e também as implicações dos desafios do cenário na qualificação e atuação docente, para educadores, gestores, agentes públicos, no processo de efetivação da formação de toda a população. Nesse contexto, a reflexão revisitou marcos regulatórios ligados à escolarização, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular.
Com base em pesquisas que desenvolve no âmbito educacional, a pró-reitora também compartilhou ecos da escuta de atores da escola e das políticas públicas, lembrando que o direito à educação é mais do que garantia de acesso, é parte dos direitos humanos e se desdobra em um conjunto de outros direitos, como na aprendizagem, na vivência coletiva, e no diálogo. As pontuações contemplaram os desafios do trabalho com a diversidade sociocultural; o processo de mutação cultural; o restabelecimento da relação pedagógica; a aprendizagem do diálogo; entre outros temas. Sobre esse último tópico, Nilda afirmou: “Estar professor, gestor, é estar em relação com os outros. Os canais de diálogo e de escuta podem nos colocar em rota dos aprendizados essenciais e para além deles”, pontuou, destacando a importância de uma atitude contemplativa em relação à docência para a vivência de uma verdadeira relação pedagógica, de mutualidade, exaltando a importância da consciência crítica.
Atividade acrescentou à agenda da UCS voltada à qualificação inicial e continuada de professores da educação básica.
Programa de Segunda Licenciatura
O momento também oportunizou a apresentação do Programa de Segunda Licenciatura da UCS, voltado à qualificação docente. As inscrições, gratuitas, foram prorrogadas até o dia 6 de maio. O programa, comprometido com a formação de professores para a Educação Básica e a empregabilidade dos egressos das licenciaturas, adapta-se às necessidades da comunidade a partir de uma formação rápida, custos acessíveis e aulas a distância, com a possibilidade de vivenciar os campi da UCS com suas experiências culturais, acadêmicas e científicas.
A iniciativa relaciona-se à pauta do evento: “é o compromisso com a qualidade da formação das gerações mais novas, com isso nós temos que nos preocupar. Qualquer adulto com formação pedagógica poderia estar em contato e acompanhar as nossas crianças e os nossos jovens, mas isso não é suficiente, existe uma competência técnica para que possamos de fato qualificar essa atuação. E a segunda licenciatura vem nesse caminho, legitimada pelo Ministério da Educação”, afirma a pró-reitora.
O reitor Evaldo Antonio Kuiava destacou a relevância do projeto, que ilustra o compromisso da Instituição, comunitária, de auxiliar no desenvolvimento da região. “Não nascemos prontos, o direito à educação conecta-se à nossa constituição enquanto humanos. A iniciativa volta-se à formação das pessoas, que tem o potencial de agir e transformar a sociedade”. O reitor ainda destacou a oferta de licenciaturas da UCS, com 16 possibilidades de cursos – 12 delas integrantes do Programa de Segunda Licenciatura.
Programa de Formação Pedagógica EaD
Também voltado à qualificação da prática educacional, e com aulas a distância, o Programa de Formação Pedagógica da UCS direciona-se a titulares de diplomas de graduação – bacharéis e tecnólogos –, habilitando para a docência na educação profissional e técnica de nível médio em sua área. As inscrições se estendem até 6 de maio.
Assessoramento – Base Nacional Comum Curricular
A Universidade também atua em contribuição à implantação da Base Nacional Comum Curricular, apoio que se dá a partir de palestras, cursos, oficinas e assessoramento e apoio na sistematização das Bases Municipais Comuns Curriculares.
Foto: Claudia Velho