Dia de dar boas-vindas a uma nova caminhada na UPF
Concluir o ensino médio, se preparar, escolher uma profissão, ingressar em uma Universidade. Passos complexos e desafiadores para quem deseja chegar no ensino superior. Essa nova caminhada teve seu início nessa quarta-feira (31), quando os calouros do curso de Medicina da UPF foram recepcionados pelos professores e pela reitoria. Diferentemente de anos anteriores, para o semestre 2019/2, os acadêmicos receberão as boas-vindas em cada uma das unidades. Os futuros profissionais foram recebidos no Auditório Biomédico.
Em sua fala, o diretor da Unidade, Dr. Paulo Reichert, destacou a importância de aproveitar cada momento, buscando fortalecer o conhecimento e as experiências para a atuação futura. “Os desafios são grandes, mas eles escolheram uma faculdade que tem todas as condições de ajudá-los na formação e qualificação. Nos preocupamos em formá-los técnica e humanamente, conscientizando-os de que eles precisam ter em mente três pontos fundamentais para a vida na medicina: disponibilidade, amabilidade e respeito”, pontuou.
O coordenador do curso, professor Dr. Ivo Scherer, também deu as boas-vindas aos acadêmicos e ressaltou algumas mudanças feitas para o início do semestre. De acordo com ele, melhorias foram feitas em estrutura e no currículo, atendendo as demandas que vieram da própria comunidade acadêmica. A atividade também contou a fala da professora Dr. Cristiane Barelli, coordenadora de Extensão da Unidade e de representantes do Diretório Acadêmico e da Atlética da Medicina.
Momento para vivenciar um universo de possibilidades
Para a reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, este é um dos períodos mais intensos e importantes do ponto de vista da construção do conhecimento e da identidade, enquanto indivíduos. “Hoje eles estão dando início à uma caminha que foi muito sonhada e desejada e isso torna essa experiência ainda melhor. A expectativa da formatura, do mercado de trabalho, tudo isso, deve ser vivido de maneira intensa e cuidadosa, uma vez que eles também precisam olhar para si e se enxergarem como pessoas que precisam ser cuidadas para poder, no futuro, cuidar”, ressaltou.
A qualidade da Faculdade de Medicina e o empenho do quadro docente foram destaques na fala do vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Casagranda. Segundo ele, esse é um momento que pode ser considerado absolutamente novo para cada acadêmico. “Eles estão ingressando em local novo, com pessoas novas e um ambiente completamente diferente do vivido até agora, realizando um sonho quando traçamos uma profissão, visando solidificar uma carreira e um caminho. Por isso, damos as boas-vindas e reforçamos que estamos aqui para que essa experiência possa ser a melhor possível”, reiterou.
As oportunidades de vivência extraclasse foram pontuadas pelo vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva. Ele reforçou as oportunidades de atividades que podem ser feitas por meio dos projetos e programas de extensão oferecidos pela Universidade e convidou os acadêmicos a proporem espaços de formação. “Queremos desafiar os estudantes para que se envolvam cada vez mais com a extensão na UPF, experimentando espaços de formação diferentes da sala de aula. Temos oportunidades aqui na Medicina, mas também contemplando todas as áreas do conhecimento que são promovidas pela Instituição”, citou.
De acordo com o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antonio Thomé, a Universidade está cuidando da Faculdade de Medicina, uma vez que tem buscando ampliar as suas ações e as oportunidade de formação, trabalhando para que a Unidade tenha também o seu mestrado e doutorado. “A Faculdade de Medicina é referência e nós queremos que ela continue sendo, evoluindo e acompanhando os avanços tecnológicos e de formação. Desejamos que vocês tenham as melhores experiências aqui”, salientou.
Após as apresentações, os novos acadêmicos permaneceram no local para uma conversa com a reitoria, momento em que puderam tirar dúvidas e apontar sugestões.
Fotos: Caroline Simor