Reitor da UCS encaminha demandas com ministro da Casa Civil e deputados em Brasília
O reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Kuiava, e o procurador jurídico da FUCS, Rui Bresolin, integraram missões do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) que cumpriram agendas com autoridades federais em Brasília na terça e quarta-feira, dias 10 e 11 de setembro.
Em um dos encontros desta quarta, a comitiva do Comung foi recebida pelo deputado gaúcho Giovani Cherini (PR) com oobjetivo de verificar a viabilidade de obtenção de recursos por meio das rubricas do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2020. Na Consultoria de Orçamento da Câmara Federal, foi constatada a possibilidade de transferência de recursos, via Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações na unidade orçamentária de Fomento à Pesquisa e Desenvolvimento voltado à Inovação e ao Processo Produtivo.
Pelo mesmo item é possível operar a destinação de bolsas de iniciação científica e de inovação tecnológica. A transferência deve ser para um único CNPJ, com marcação das instituições beneficiárias. Um resumo do escopo do projeto será repassado até o dia 17 de setembro para o deputado Cherini e uma apresentação do pleito será feita à bancada gaúcha no dia 24.
Paralelamente, o Comung pretende intensificar os contatos com parlamentares, buscando apoio à proposta, e trabalhar na elaboração de um projeto definindo programa, ação, valor e beneficiárias.
Casa Civil – Em seguida, Kuiava acompanhou opresidente da CIC, Ivanir Gasparin, o diretor institucional, Ruben Bisi, e o diretor-executivo da entidade, Gelson Dalberto em reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, o senador Luiz Carlos Heinze (PP) e os deputados federais Pedro Westphalen (PP), Lucas Redecker (PSDB) e Ronaldo Santini (PTB).
O grupo apresentou demandas da UCS, da CIC, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) e do MobiCaxias, entre as quais a necessidade de investimentos em infraestrutura, especialmente nas estradas da região, e medidas na área econômica e de desenvolvimento, como a reforma tributária e o estímulo às exportações. A comitiva retorna a Caxias do Sul nesta quinta, dia 12.
Foto: Divulgação