Aberta a programação do 25º Seminário de Iniciação Científica e do 10º Salão de Ensino e Extensão na Unisc
Eventos objetivam divulgar as atividades acadêmicas no âmbito do ensino, da extensão e da iniciação científica
Foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, 28 de outubro, no Auditório Central, o 25º Seminário de Iniciação Científica e o 10º Salão de Ensino e Extensão da Unisc, tendo como tema Descobrindo novas formas de aprender. Organizados pelas pró-reitorias de Extensão e Relações Comunitárias, de Graduação e de Pesquisa e de Pós-Graduação, os eventos se estendem até esta sexta-feira, 1º de novembro, e integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e CNPq. O objetivo é divulgar as atividades acadêmicas no âmbito do ensino, da extensão e da iniciação científica, realizadas pelos estudantes da Unisc e de outras Instituições de ensino superior, promovendo o intercâmbio entre professores, estudantes e a comunidade em geral nas diferentes áreas do conhecimento. A palestra de abertura ficou a cargo da professora Maria Isabel da Cunha (Ufpel), que falou sobre o tema Universidade do Século XXI.
“Esse momento revela a iniciativa da Unisc de trabalhar para promover a formação de jovens pesquisadores com rigor teórico e compromisso ético, através de um processo que demanda tempo, vocação, talento, disciplina e orientação, como também a participação de alunos em eventos científicos”, destacou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim. “São eventos que demandam um conjunto de cuidados e se realizam por conta de um trabalho que passa por muitas mãos, sendo que as atividades servem para a troca de experiências e para o enriquecimento quanto à produção de conhecimentos”, relatou o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff. “É relevante que as três dimensões, ensino pesquisa e extensão, estejam contempladas nesses eventos, que nessa edição trazem uma reflexão sobre o tema descobrindo novas formas de aprender, pois essa temática denota o momento de transformações pelo qual estamos passando”, acrescentou o pró-reitor de Graduação, Elenor Schneider.
Foto: Josemar Santos