Internacionalização virtual democratiza experiência estrangeira
Projeto da Universidade La Salle integra alunos de Canoas com mais de 700 estudantes do mundo todo
Diretamente de suas casas, localizadas em Canoas (RS) e em outras cidades da região metropolitana de Porto Alegre, estudantes da Universidade La Salle puderam realizar a chamada internacionaliza ‘em casa’. É quando o aluno tem a oportunidade de viver uma experiência de forma virtual. O projeto “UNILASALLE – COIL: o mundo ao seu alcance iniciou” prevê a cooperação entre professores da Instituição de Canoas e docentes de universidades de países como México, Filipinas, Espanha e França. Juntos, eles ministram um projeto dentro de uma disciplina integrando alunos dos dois países. “É uma internacionalização extremamente inclusiva porque aquele aluno que nunca poderia sair do Brasil, por meio digitais, conhece e faz amizades com estudantes de outros países”, explica o Prof. Dr. José Alberto Antunes de Miranda, Assessor de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais e que está ministrando a disciplina Direito Internacional Privado, para alunos do Brasil e da Universidade La Salle México. Os alunos – que se comunicam virtualmente – são divididos em grupos e desafiados a propor soluções para problemas em variadas temáticas. Os produtos finais passam por artigos, e-books e até sugestões de produtos a serem comercializados nos diferentes países.
O projeto ocorre em parceria com a Associação Internacional das Universidades Lassalistas – IALU e a Universidade La Salle Cidade do México no México, que realizou a formação dos professores a partir do modelo Colaborative Online Learning – COIL desenvolvido pela SUNY University de Nova York. O termo COIL tem sido usado para descrever trocas internacionais virtuais entre duas universidades localizadas em países diferentes. “A proposta é desenvolver a relação, trocas, interculturalidade, aproximando instituições do mundo e fazendo com que elas se relacionem”, detalha Miranda. São mais de 700 alunos envolvidos em todo o mundo. “Esse é considerado o maior projeto com a metodologia Coil no mundo”, relata Miranda.
Onze horas de fuso-horário
Uma das turmas mais desafiadas foi a da disciplina de Estratégias de Marketing Internacional, que realizou cooperação com a De La Salle University Manila, localizada nas Filipinas. “Foram muitos os desafios. O primeiro foi o fato de que os filipinos só estudam. Aqui, o nosso perfil de aluno geralmente estuda e trabalha, então eles viram como são guerreiros em conciliar as duas coisas. Além disso, tivemos o desafio do fuso-horário, do idioma e de diferenças geracionais, principalmente, culturais”, avalia o Prof. Me. Pedro De Conto. O professor conta que os alunos foram alocados em grupos internacionais e incentivados a se comunicarem constantemente para desenvolverem os projetos de novos produtos ou serviços que pudessem ser aplicados em ambos países, identificando as oportunidades de mercado em cada um. “Surgiram muitas ideias ligadas ao desenvolvimento sustentável, como cosméticos com produtos da Amazônia. Outra iniciativa uniu ingredientes e receitas típicas de cada país”, contou Pedro.
A aluna do curso de Marketing da Unilasalle, Luisa Mayer, comentou as dificuldades enfrentadas: “Esse de fato foi um trabalho em grupo, em que foi preciso debater sobre nossas culturas e opiniões até chegar em pontos em comum para trabalharmos. Tivemos que nos habituar a horários, idiomas e até novas plataformas de comunicação”, conta. Muitas das reuniões reuniões ocorriam quando aqui eram 22h e em Manila 9h da manhã seguinte.
Futuro professores debateram influência da saúde emocional na educação
Alunos de Pedagogia e Letras realizaram o projeto em parceria com estudantes da Universidade La Salle México. “A proposta é usar metodologias criativas para que o aluno seja protagonista. Foram sete semanas de trabalho e como produto final teremos um e-book construído pelos alunos que abordará a Qualidade na educação na perspectiva da saúde emocional”, explica a Prof.ª Dr.ª Hildegard Jung.
Para a aluna de Pedagogia da Universidade La Salle Canoas, Helena Santiago, a experiência foi muito interessante. Ela conta que a comunicação acontece por Whatsapp e Google Meet, onde os idiomas se misturam: “Escrevemos e falamos tanto em português quanto espanhol. Acredito que essa vivência colabora para o desenvolvimento de uma melhor comunicação, trabalho em equipe, autonomia e conhecimento de diferentes culturas. Além de todo esse desenvolvimento iremos finalizar o projeto com um ensaio escrito em português e espanhol, oportunidade que irá nos ajudar com uma publicação que conta pontos para o mestrado e soma experiência para a vida”, avalia.
O projeto segue sendo desenvolvido até o final de 2020 e participam alunos dos cursos de Relações Internacionais, Direito, Psicologia, Enfermagem, Administração, Pedagogia, Engenharia Química.