Juntos na Diversidade: projeto realizado entre 2016 e 2018 pelo IMHC da UCS vai gerar livro
Além da obra com relato de experiências sobre preservação linguística do alemão, polonês, talian e kaingang, a iniciativa prevê um ciclo de palestras para ocorrer on-line nos próximos meses.
Juntos na Diversidade: Experiências de Preservação da Diversidade Linguística e Cultural na Serra Gaúcha, projeto executado pelo Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da UCS, entre 2016 e 2018, foca agora na recuperação de relatos de práticas que foram desenvolvidas em três anos de iniciativa.
O intuito é registrar, difundir e valorizar as experiências culturais e educacionais que envolvem a preservação da diversidade linguística e cultural na região da Serra gaúcha.
Livro contando experiências de preservação das línguas de imigração, Alemão, Polonês e Talian, e a língua nativa indígena Kaingang está em fase de execução. A perspectiva é que a publicação tenha 16 capítulos, seja impressa e disponibilizada na segunda quinzena de agosto. O trabalho terá ainda uma versão em e-book.
Participam como autores de capítulos produtores e entidades culturais dos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Coronel Pillar e Nova Prata.
Pesquisadores acadêmicos completam o time de escritores da obra, proporcionando reflexões e trazendo discussões de diferentes especialidades da área de Humanidades.
Além do livro, está previsto um ciclo de palestras no formato síncrono sobre as línguas que são tema do projeto. A divulgação das palestras ocorrerá nos próximos meses. Projeto executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20. O edital é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Fundação Marcopolo.
Fotos: Acervo IMHC