Mestrado em Educação da UCS firma parceria para abertura de turma em Manaus, no Amazonas
Oferta do curso ocorre por meio de cooperação com o Centro de Educação do Nordeste.
No dia 14 de maio, ocorreu abertura de nova turma do Mestrado em Educação oferecido na modalidade de Projeto de Cooperação entre Instituições (PCI), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS com o Centro de Educação do Nordeste (CEEN).
Além de docentes e alunos do curso, participaram da aula inaugural o responsável pela Coordenadoria de Pós-Graduação Stricto Sensu, professor Fabiano Larentis e a presidente do Centro de Educação do Nordeste, professora Lindaura Pinheiro, bem como a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS, Carla Beatriz Valentini.
As atividades do mestrado iniciam no dia 10 de junho. Neste momento de pandemia e isolamento social, as aulas serão na modalidade on-line síncrona.
Coordenadora do PPG em Educação da UCS, professora Carla Valentini, explica que a criação da turma de Mestrado em parceria com o CEEN, se deu em virtude da aproximação das instituições. “O CEEN encontrou afinidade com as temáticas abordadas nos trabalhos de teses, dissertações, publicações em periódicos e apresentações em congressos ligados ao Programa. Além disso, a instituição receptora manifestou grande interesse em sediar uma turma do Mestrado Interinstitucional em Educação com a finalidade de capacitar profissionais da região Norte e Nordeste do País”, contextualiza.
Para o professor Fabiano Larentis, coordenador da Coordenadoria de Pós-Graduação Stricto Sensu, além de atestar a qualidade do programa de mestrados e doutorados da UCS e de contribuir com a sustentabilidade da instituição, firmar o modelo de parceria reforça o impacto dos cursos junto à sociedade, ultrapassando as fronteiras do Rio Grande do Sul na qualificação de profissionais.
O docente cita parceria nos mesmos moldes, propiciada também por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação: a oferta de curso de Doutorado em parceria com a UNIPLAC, de Santa Catarina. Inclui-se, também, o Mestrado em Administração, fruto de acordo com a Faculdade Via Sapiens, do Ceará.
“Trabalhamos em várias frentes em termos de PCI, com instituições do Nordeste e do Centro-Oeste do Brasil. Além do CEEN, com o qual temos em oferta um PCI do Mestrado em Engenharia de Processos e Tecnologias e uma turma extra do Mestrado Profissional em Psicologia, temos também o Mestrado Profissional em História com o Instituto Mandacaru, da Bahia. Recentemente, firmamos parceria com a Faculdade EduCareMT, de Mato Grosso, para os cursos de Mestrado em Letras e Cultura e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. Nessas interações, fica evidente o quanto somos reconhecidos por nossa qualidade e inovação”, considera.
O professor frisa ainda, que a abertura de turma do Mestrado em Psicologia nesse contexto não ocorre a partir de Projeto de Cooperação entre Instituições. Trata-se de uma turma que ocorrerá em Caxias e através de atividades síncronas, para grupo de alunos do Nordeste do país.