Presidente do COMUNG participa de lançamento de Plataforma das Instituições Comunitárias
Em evento on-line, Evaldo Antonio Kuiava formalizou parceria com a ACAFE, desenvolvedora do projeto, para a utilização da ferramenta.
O presidente do COMUNG – Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, reitor Evaldo Antonio Kuiava, participou do lançamento da Plataforma das Instituições Comunitárias (PIC), desenvolvida pela ACAFE – Associação Catarinense de Fundações Educacionais de Ensino Superior de Santa Catarina, projeto concebido para diagnosticar os potenciais de inovações existentes nas Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), bem como propor modelos de integração de ações em âmbito estadual, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e serviços especializados.
No lançamento da Plataforma, foi formalizado um Termo de Parceria entre a ACAFE e o COMUNG, com presença dos respectivos presidentes. O objetivo é compartilhar a utilização da ferramenta e reunir inovações em um mesmo ambiente para contribuir com o desenvolvimento local. A proposta, segundo a fala do presidente da ACAFE, reitor Aristides Cimadon, é disponibilizar a PIC inicialmente para as Universidades Gaúchas e, posteriormente, para todas as ICES que integram a Associação Brasileira de Instituições de Ensino Superior (ABRUC).
O evento contou com participação de parlamentares catarinenses (deputados estaduais, federais e senadores de SC), de lideranças do estado, reitores e reitoras da ACAFE e do COMUNG, além de parceiros do setor público, como associação de prefeitos, representantes do governo estadual, entre outros.
O assessor parlamentar e de relações institucionais da ACAFE, Adriano Rodrigues, anunciou que o projeto está implantado em Santa Catarina e que agora se inicia um movimento para ampliar a utilização da ferramenta com os setores públicos e com a iniciativa privada. Ele acrescentou que a Plataforma está disponível para todas as Instituições Comunitárias de Ensino Superior do Brasil e que, de imediato, a parceria com as 14 ICES do COMUNG será colocada em prática.
Para o presidente do COMUNG, Evaldo Antonio Kuiava, a iniciativa é de grande importância para as ICES do Rio Grande do Sul, “precisamos disponibilizar as novas tecnologias desenvolvidas pelas universidades para o setor produtivo e continuar apoiando o desenvolvimento regional”, destacou.