Vivências no ensino
Unicruz produz documentário sobre educação e pandemia. Iniciativa visa dar voz aos professores e alunos que lutam pela educação.
A Universidade de Cruz Alta, por meio do Unicruz Play, único canal universitário da região Noroeste do RS, estreou recentemente, o documentário “Vivências – Não há distância para educar”. A produção, idealizada pela equipe do canal, mostra os desafios da educação em tempos de pandemia, dando voz aos profissionais e alunos que lutam, diariamente, pela promoção do conhecimento e da pesquisa. Nessa perspectiva, o documentário traz depoimentos sobre mudanças significativas que impactaram na vida e na rotina de quem estuda e ensina, materializando um novo cenário para a educação.
O roteiro contempla narrativas de dez entrevistados, abordando as dificuldades, o aprendizado ao se reinventar, a mudança enquanto pessoa e o olhar mais solidário ao próximo. Professores do ensino superior, da rede estadual, municipal, acadêmicos da Unicruz e uma profissional de psicologia socializam suas experiências em 30 minutos de imersão nos sentimentos, percepções e emoções que desenham o dia a dia dos atores sociais da educação na atualidade. As gravações foram feitas no estúdio de TV da Universidade de Cruz Alta, com uma cinematografia intimista, pensada para mostrar a sensibilidade e subjetividade da produção.
Uma das preocupações da equipe, de acordo com a supervisora de jornalismo do canal e diretora do documentário, Luciane Dal-Soto, “foi o cuidado em transmitir um olhar em torno do ensinar e do aprender, e dos sentimentos das pessoas nessa mudança de rotina”.
Três sessões de pré-estreia foram organizadas pela equipe do Play, observando o distanciamento e segurança dos presentes: uma para os gestores da Instituição; outra para os participantes do documentário; e, também, para os integrantes do Núcleo Integrado de Comunicação.
O reitor da Unicruz, Fábio Dal-Soto, parabenizou a todos os envolvidos na qualificada produção, especialmente a equipe do Unicruz Play. “Este documentário demonstra nossa capacidade de produção de conteúdo e aborda uma temática que possui total aderência ao contexto que vivemos. As experiências apresentadas reforçam ainda mais a capacidade da educação”, destaca o Reitor.
A produção pode ser assistida, na íntegra, clicando aqui e também nas redes sociais do canal Unicruz Play. O conteúdo também, está no canal 15 da Net Cruz Alta.