Qualidade de Vida
Projeto Perucart Unicruz promove ações com foco na autoestima dos pacientes oncológicos e cuidadores.
O Projeto Perucart da Universidade de Cruz Alta, desde 2018, recebe doações de mechas de cabelo e transforma os fios em perucas a serem doadas às pacientes em tratamento do câncer, como forma de devolver a autoestima a elas. O curso de Estética e Cosmética, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Cruz Alta, já promoveu diversas atividades de capacitação de corte de cabelo e tecelagem das perucas.
Na linha de frente do projeto atuam, junto aos docentes, acadêmicos, cabeleireiros, voluntários e os próprios pacientes, que desejam confeccionar seu próprio acessório.
O objetivo do Perucart Unicruz é fazer um trabalho integral de cuidado e promoção de diversas ações que melhorem a autoestima e qualidade de vida dos pacientes acometidos pela doença.
Uma pesquisa realizada no decorrer das atividades desenvolvidas identificou que muitas pacientes, já fragilizadas com a perda de cabelo, não eram contempladas com as perucas e, muitas que ganhavam o acessório não se adaptavam com o uso pela sensibilidade do couro cabeludo, em razão do tratamento.
O câncer representa um problema de saúde pública no Brasil. A doença causa deformidades, dores, mutilações e alterações em todos os sistemas, ocasionando transtornos emocionais, psicológicos e físicos, que impactam na autoestima. Esses impactos, aliados ao desgaste físico, também podem acometer os cuidadores. É pensando nesses dois públicos que as ações do Projeto em 2021 visam contribuir na melhoria da qualidade de vida, tanto de pacientes em tratamento quanto de cuidadores.
Nos primeiros meses do ano, o Perucart trabalhou com a seleção de mechas de cabelo e oficinas de tecelagem, com a atuação de um bolsista para a confecção de novas perucas. Já para o segundo semestre letivo, a coordenadora do Projeto Adriane Zambon comenta que serão feitas oficinas para as pacientes, abordando o embelezamento, cuidados com a sobrancelhas, amarrações de lenços, hidratação da pele, automaquiagem.
Além disso, serão trabalhadas atividades de educação em saúde, visando aumentar o alcance das informações sobre as formas de prevenção dos diferentes tipos de câncer à comunidade em geral. Conforme as orientações sanitárias em vigência, as oficinas poderão acontecer presencialmente, no formato de vídeos ou reuniões virtuais.