Artes Forges

Metodologias ativas e tecnologias no ensino superior são discutidas em webconferência internacional

 

Recentemente, a Universidade de Cruz Alta participou de uma atividade online, promovida pelo Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa – Forges.


A academia Forges é composta por um consórcio de Instituições de Ensino Superior, e está organizada por eixos temáticos, que objetivam partilhar e debater políticas e práticas de gestão nas Instituições de Ensino Superior – IES.

O encontro internacional oportunizou discussões e reflexões acerca do papel das aprendizagens ativas e das tecnologias no ensino superior. Participaram da webconferência docentes de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola, Moçambique e Macau.  Alunos do mestrado e do doutorado do programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Unicruz e professores da Instituição também marcaram presença.

A docente da Unicruz Sirlei Lauxen mediou o encontro, representando o Brasil. Ela enfatizou que
“a formação e a inovação são preocupações comuns aos profissionais das IES de todo o mundo. Independente do país ou região em que nos encontramos, todos nós temos como proposta a melhoria das nossas práticas docentes. A academia tem proporcionando espaços de compartilhamento de informações, oportunizando o desenvolvimento de projetos comuns entre os países, ação importante e necessária”. A docente também falou do trabalho desenvolvido pela Unicruz no processo de internacionalização, para viabilizar a criação de projetos conjuntos com IES de outros países. 

Ana Luísa Rodrigues, docente da Universidade de Lisboa, foi a conferencista do encontro. A estudiosa na área de formação de professores, metodologias ativas e digitais no ensino destacou que as Universidades são locais privilegiados para pensar e refletir sobre os vários processos do ensino e da aprendizagem. Segundo ela, a pandemia impôs aos profissionais da educação a utilização de novos processos e de rápidas adaptações, como o uso das tecnologias e os novos ambientes de aprendizagem. Ana Luísa ressaltou o papel do professor ativo, que deve criar estratégias efetivas de aprendizagem, e exemplificou modelos de metodologias ativas e recursos usados para troca de informações.