51715510348_cd26891434_k

Unilasalle promove Mutirão de Apoio aos Imigrantes em parceria com a Prefeitura de Canoas

Setenta imigrantes de Canoas e região receberam auxílio a documentação e serviços sociais básicos

Nesta terça-feira (30), aconteceu o Mutirão de Apoio aos Imigrantes promovido pela Universidade La Salle em parceria com a Prefeitura de Canoas. O objetivo foi auxiliar os imigrantes a terem acesso a documentações necessárias para permanência no país.

A ação faz parte do Projeto Unilasalle Inclui: Apoio aos Imigrantes, que é desenvolvido pela Instituição desde 2017. “É uma forma de a Universidade La Salle se abrir à comunidade, auxiliando o encaminhamento de documentações, legalizações e tudo o que for necessário para que o cidadão imigrante que está se dirigindo a nossa região se sinta mais acolhido e possa usufruir de todos os seus direitos e deveres como cidadão”, afirma o Prof. Dr. José Antunes Miranda, Assessor para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais e que está a frente do Projeto. Foram realizados 70 atendimentos, entre eles mais 30 processos de documentação via site da Polícia Federal, processo que envolve o preenchimento de 15 documentações e leva em torno de 40 minutos para ser concluído.

A Prefeitura de Canoas esteve presente para a regularização migratória, que garante acesso às documentações básicas, como o Registro Nacional de Estrangeiros. O RNE atesta a identidade de indivíduos estrangeiros com residência temporária ou permanente no Brasil.

No Mutirão, aconteceu atendimento aos que ainda não haviam garantido seu RNE e também aos que precisavam renová-lo. É o caso de Yuxelin Atencio, venezuelana que vive há dois anos em Canoas e quer ficar com a documentação em dia. “Vim para regularizar meus documentos e para facilitar a documentação do meu filho, que é gaúcho e vai fazer a primeira carteira de identidade. Muita gratidão com vocês e com todo mundo que ajudou a gente a chegar aqui”, expressa Yuxelin.

O Chefe de Unidade da Coordenadoria da Igualdade Racial e Imigrantes, Gerson Luis Teixeira, conta um pouco do trabalho que estava fazendo desde cedo no Espaço Multicultural: “A gente está compartilhando um pouco mais da nossa experiência para os alunos dos cursos da universidade. Esse tem sido o nosso dia a dia: buscar com que eles (imigrantes) tenham acesso à documentação básica para estar no país e também direcionar eles para as políticas públicas, como está acontecendo aqui hoje. Estamos em um trabalho muito cooperativo”.

O Mutirão de Apoio aos Imigrantes integrou os cursos de Relações Internacionais, Direito, Psicologia, Pedagogia, Enfermagem, Nutrição e Serviço Social. “Conhecer essas pessoas, identificar os problemas que nós podemos atuar como resolutivos, é muito importante porque nos ajuda a ampliar o conhecimento de forma prática e dinâmica”, diz Madalena Cândido, acadêmica do curso de enfermagem da Unilasalle, sobre o valor de participar de uma atividade como esta.

Além do suporte migratório e social, também esteve presente o atendimento do Centro Socioeducacional Santa Marcheti, parceiro do Unilasalle Inclui, que oferta cursos profissionalizantes gratuitos a famílias em vulnerabilidade social.

Para aqueles imigrantes que não puderam comparecer e precisam de suas documentações ou de direcionamento social, a orientação é procurar a Coordenadoria da Igualdade Racial e Imigrantes, localizada na Rua Ipatinga, número 60, que fica no centro de Canoas.

Sobre o Universidade La Salle Inclui

O projeto é uma iniciativa aprovada pela Extensão Comunitária da instituição e coordenada pela Assessoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Universidade em cooperação com o Centro Batista de Referência em Ação Social. A iniciativa integra aulas de português para estrangeiros de forma gratuita, suporte de atendimento jurídico e psicológico.

Confira o álbum de fotos:

https://www.flickr.com/photos/universidadelasalle/albums/72157720244607975