Crédito: Assessoria de Comunicação SEDUC-RS
Crédito: Assessoria de Comunicação SEDUC-RS

Comung tem reunião com SEDUC para debater parcerias entre Comunitárias e Governo do Estado do RS

Agenda foi cumprida pela presidente do Consórcio, a reitora da Urcamp Lia Maria Herzer Quintana, junto à Secretária da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 23.

 

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, através da presidente Lia Maria Herzer Quintana, reitora do Centro Universitário da Região da Campanha – Urcamp, esteve, nesta quinta-feira, 23 de junho, na Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul para debater junto à secretária da pasta, Raquel Teixeira, as parcerias entre Comung e SEDUC-RS. A reunião abordou o programa Escolha Certa, que será assinado na próxima semana, e a Campanha #MeioPorCentoJá!, elaborada pelas 14 Instituições de Ensino que compõem o Consórcio.

O Escolha Certa é uma parceria entre SEDUC e Comung que tem por objetivo viabilizar uma complementação aos estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas nos anos de 2020 e 2021. A proposta visa acrescentar o 4º ano para todos os interessados, contemplando os seguintes componentes: português, matemática, inglês, projeto de vida e letramento digital. O projeto, que já está em andamento, será assinado na próxima semana, dia 30 de junho, na Secretaria de Educação do Estado.

Lia Quintana, representando os demais reitores do Comung, levou a pauta da campanha que trata sobre a destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a educação superior comunitária e pública, conforme previsto no artigo 201 da Constituição do Rio Grande do Sul, #MeioPorCentoJá!. Raquel Teixeira relatou que já foi realizada reunião entre a SEDUC e a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado. A Secretária afirma, ainda, que a nota técnica, que já está pronta, será discutida com outros entes, dentre eles, por exemplo, a Casa Civil, para, então, contatar o Comung.

Como relatado na Audiência Pública que debateu sobre a educação superior pública e comunitária na segunda-feira, 20, em Novo Hamburgo, junto ao deputado Issur Koch, o ‘apagão’ de professores foi reconhecido pela Secretária Estadual, que prevê a necessidade de uma ação conjunta neste tema e a ideia de articular parcerias com foco nos cursos de licenciaturas com o Comung e com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, também presidido pela reitora da Urcamp.