Programa Recupera RS é apresentado aos senadores
Na última sexta-feira (12), o reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci e o reitor da Universidade La Salle, Ir. Cledes Antonio Casagrande, se reuniram com o senador Hamilton Mourão para apresentar a proposta do Programa Recupera RS, iniciativa do Comung de caráter temporário que busca estabelecer uma barreira ao aumento da evasão no ensino superior gaúcho, devido à projetada redução da atividade econômica. Entre os objetivos da proposta também está estabelecer uma estratégia para garantir a retomada do crescimento do RS, por meio de bolsas para estudantes atingidos pelas enchentes. Também participaram da agenda o chefe de gabinete da Unisinos, Tiago Lopes, o chefe de gabinete da Unilasalle, Renaldo Souza, e a assistente do Comung, Viviane Born.
No mesmo dia, durante a tarde, o Recupera RS também foi apresentado ao senador Paulo Paim, em uma reunião on-line. Além dos reitores da Unisinos e da Unilasalle, participaram o presidente do Comung e reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul- Unisc, Rafael Frederico Henn, o reitor da Universidade de Caxias do Sul e secretário do Comung, Gelson Leonardo Rech e o pró-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Maurício Gregianin Testa.
O Programa quer atingir 30 mil estudantes com tempo de concessão da bolsa planejado para três semestres (2024/2 até 2025/2). Os beneficiados receberão 1,5 mil reais mensais, com um auxílio permanência de mais R$800 para os estudantes que tiveram suas casas diretamente afetadas pelas enchentes (até 10 mil alunos). “Estivemos com os senadores Hamilton Mourão e Paulo Paim, apresentando demandas do Comung em benefício dos alunos das Instituições Comunitárias gaúchas. Fomos muito bem recebidos e esperamos que nosso pleito seja aceito e apoiado pelos senadores”, pontua Pe. Sérgio.
As Instituições de Ensino Superior comunitárias sem fins lucrativos atendem cerca de 140 mil estudantes, em 896 cursos de graduação e 693 em pós-graduação. Ao todo, são mais de 3,8 mil projetos de pesquisa, 13 incubadoras tecnológicas, 610 empresas incubadas, 11 centros de inovação e oito parques tecnológicos.