Unisc sedia encontro do Comitê Gestor da Rede em ações de apoio ao discente do Comung
No dia 29 de novembro de 2024, o Comitê Gestor (2024-2025) da Rede Colaborativa em Ações de Apoio ao Discente, do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung, se reuniu presencialmente na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com objetivo de realizar a última reunião do ano e organizar o evento anual da Rede Colaborativa, que será realizado no dia 16 de maio de 2025, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).
O Comitê Gestor se reúne uma vez por mês, de forma on-line e é composto pelas integrantes Raquel Ribas Fialho, do Núcleo de Apoio acadêmico (NAAC/UNISC), Angélica da Costa, do Núcleo de Atenção ao estudante (NAE/ UNISINOS), Gisele Lain e Fabiana Lazzari do Núcleo de Apoio ao estudante (NAE/UCS), Ane Marcial Dias e Joice Batista Brites do Núcleo de Apoio ao estudante (NAE/UCPEL). O grupo é responsável pelo planejamento e gestão das atividades desenvolvidas pela Rede. Na ocasião, também foi gravado pela Assessoria de Educação a Distância da Unisc o Podcast “Conhecendo a Rede Colaborativa em Ações de Apoio ao Discente”.
O que é a Rede colaborativa?
A Rede colaborativa é composta por equipes de trabalho que atuam na área da Educação Inclusiva nas Universidades Comunitárias e foi oficializada no ano de 2021 após a apresentação de um projeto construído por uma comissão representativa de 6 instituições (Unisc, Ucs, Unisinos, Upf, Unijuí e Univates).
O movimento de criação da rede foi construído a partir do fórum virtual Inclusão, Acessibilidade e Diversidade no Ensino Superior, realizado no segundo semestre de 2020, sendo promovido pelo Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da Universidade de Caxias do Sul – UCS. Em um primeiro momento se deu o compartilhamento de experiências e expertises derivadas do trabalho desenvolvido pelas equipes e as principais potencialidades e desafios enfrentados pelos núcleos de apoio ao estudante e de acessibilidade.
Para Raquel Ribas Fialho, coordenadora do NAAC da Unisc “a rede é um espaço extremamente potente, que possibilita conexões e fortalece as práticas dos profissionais atuantes nos núcleos. Embora reconheçamos nossas diferenças e semelhanças no apoio aos discentes, o que realmente nos une é o compromisso com a permanência estudantil, a redução de barreiras e o enfrentamento do conjunto dos desafios”, pontua.
Atualmente, a Rede conta com quatro grupos de trabalho (GTs), estruturados com base no interesse e na participação dos profissionais dos núcleos das instituições de ensino. Os GTs abrangem os seguintes temas: Transtornos do Neurodesenvolvimento, Diversidade e Inclusão e Surdez e Saúde Mental. Esses espaços têm como objetivos compartilhar, socializar experiências e inovações, discutir casos e temas de interesse, contribuindo para as áreas de Inclusão, Acessibilidade e Diversidade no Ensino Superior.
Para conhecer um pouco mais sobre trabalho, acesse o Podcast “Conhecendo a Rede Colaborativa em Ações de Apoio ao Discente: https://youtu.be/bWfD2wmDGgI