O Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP), oferece desde 1952 formação em nível superior na cidade de Bagé, sendo pioneira na oferta de formação na Metade Sul do Rio Grande do Sul.
Sua área de atuação abrange a Região da Fronteira Oeste, com campus em Alegrete, São Gabriel e Santana do Livramento, e a Região da Campanha, com a Sede em Bagé e campus em Dom Pedrito.
É mantida pela Fundação Attila Taborda (FAT), juntamente com Museus, Instituições de Assisitência (Casa da Menina) e o Hospital Universitário (Bagé) e Hospitais Veterinários (Alegrete e Bagé). A FAT, associação sem fins lucrativos, diferencia-se das demais mantenedoras, pois é formada pelos professores.
Atualmente, a URCAMP possui 22 cursos de graduação e atua na pós-graduação, com a oferta de mais de 15 cursos. A extensão carrega em sua história projetos de cunho social, cultural e de apoio as cadeias produtivas, tais como a vitivinicultura e a olivicultura, produtos que estão agregando a diversificação na matriz produtiva da região. A formação de professores é um programa permanente e continuado, envolvendo a comunidade e os alunos da instituição.
A origem da URCAMP foi demandada pela comunidade regional, pela carência em ações de Ensino, de Pesquisa e de Extensão comunitária, pelos desafios em torno de um desenvolvimento sustentável. A URCAMP já formou mais de 40 mil pessoas que, pela excelência na formação impactaram na qualidade de vida e no crescimento econômico da região e do país. Portanto, a Urcamp assume o compromisso de integrar-se à comunidade, de maneira a contribuir, de forma ética, para a sua emancipação, seu empoderamento e sua autonomia, por meio de ações que evidenciam a sua atuação.
A Urcamp parte da premissa da valorização das particularidades regionais do território, enquanto fator de diferenciação. Sustenta uma perspectiva de desenvolvimento enquanto mosaico, que não está centrado, exclusivamente, no econômico, mas sim na relação deste com os aspectos sociais (saúde, educação, cultura). Dessa forma, a Urcamp assume seu papel de agente de interlocução e de liderança para a constituição dos territórios da Campanha e da Fronteira Oeste, considerando suas particularidades, porém sem perder a relação com o global.
Áreas estratégicas e de excelência acadêmica
– Desenvolvimento Regional
– Educação, Sociedade e Identidade Regional
– Sistemas Produtivos do Pampa
– Bioprospecção e Poluição Ambiental no Bioma Pampa – BioPampa
– Agravos Crônicos em Saúde
Contato
e-mail: apirc@urcamp.edu.br
Telefone: +55 53 3242.8244