Universidade McMaster: o ensino, a pesquisa, a inovação e a internacionalização como diferenciais estratégicos
Após conhecer as instalações e as
estratégias da Universidade de Sherbrooke, da Escola Superior de
Tecnologia (ÉTS) e da Universidade de Waterloo, o grupo de representantes
das Instituições de Ensino Superior associadas ao COMUNG, foi recebido pela
Universidade de McMaster. Fundada em
1887 e localizada no município de Hamilton, a cerca de 70 Km de Toronto, a
Universidade conta, atualmente, com aproximadamente 30 mil alunos.
Já na recepção
da comitiva brasileira, o Professor Arshad Ahmad, Vice-Presidente Associado de
Ensino, destacou a relação existente entre os docentes e os estudantes. No
processo de ensino e de aprendizagem, os acadêmicos são motivados e orientados
por um modelo de ensino prático, no qual são desafiados a construir novos métodos
que oportunizem a transformações e mudanças que atendam as demandas sociais e do
setor produtivo.
Nesta Universidade
há um forte sentimento de pertencimento de todos os envolvidos no fazer
acadêmico. O desafio é a mobilização dos docentes para que saiam da ¨zona de
conforto¨, descontruindo o fazer acadêmico tradicional. Segundo Arshad Ahmad, o
relacionamento dos professores com a McMaster é marcada pela relação de amizade
e de confiança entre as partes, constituindo-se em motores da mudança.
Entre
as competências dos docentes assinaladas pela Universidade, destacam-se o
exercício da docência, a pesquisa e os serviços comunitários. O resultado
desse processo é a construção coletiva de novos cursos, que atendam as demandas
sociais; pelos ambientes de inovação (Parque Científico e Tecnológico) e pela
política e serviços de internacionalização.
O
BTech Program and Engineering Practice, apresentado
pelo professor Michael Justason, é um
exemplo desse processo, pois se trata de um programa de ensino de engenharia orientado
para as demandas do setor produtivo local. O processo de ensino experimental está
voltado à criação de novas empresas, por meio de uma formação orientada para o
empreendedorismo e a inovação.
O
Professor, Bonny Ibhawoh, Vice-Presidente Associado de Pesquisa, em sua
palestra, destacou a importância da pesquisa e do processo de transferência de
tecnologia em benefício das indústrias locais e em consonância com as políticas
institucionais. Focada em um esforço de pesquisa interdisciplinar, os
professores de diferentes disciplinas da McMaster são convidados a investigar
juntos os diferentes problemas científicos e tecnológicos que se apresentam. O
resultado de pesquisas científicas e tecnológicas associado a uma formação
empreendedora oportunizam a criação de empresas e o desenvolvimento de projetos
com potencial de transferência de tecnologia.
Com
relação a mobilidade estudantil nesta universidade, o Sr. Marcos Costa destacou
que a internacionalização e a globalização são processos distintos, sendo
necessário que os estudantes sejam preparados e orientados para uma experiência
transformadora, tanto acadêmica quanto cultural, social, econômica e,
principalmente, de vida. Com relações de parceria com mais de 140 países,
inclusive com o Brasil, a Universidade mostra-se disposta a desenvolver novas relações
de intercambio com alunos e docentes.
Para
a McMaster, essas práticas acadêmicas são fundamentais para a criação de um
ambiente no qual a relação entre os atores – estudantes e pesquisadores,
empresas e governo –, resultem na geração de oportunidades. Ao considerar a
realidade local, sem perder de vista a perspectiva global, seja no âmbito dos
avanços do conhecimento, das práticas formativas, das manifestações culturais,
bem como no desenvolvimento de soluções para os diferentes sistemas produtivos,
a Universidade desempenha seu papel comunitário de agente de desenvolvimento.
Portanto,
diante dos desafios que se apresentam na realidade brasileira, a Universidade
McMaster é, segunda a reitora da URCAMP Lia Quintana, mais uma referência para
a rede de IES associadas ao COMUNG, seja pelo processo de construção de novos
cursos – orientado para a formação empreendedora -, seja pela implementação de
uma proposta de pesquisa interdisciplinar, bem como pela importância da dimensão internacional, no
contexto dessa formação. Alunos são preparados para enfrentar os desafios
globais, em diferentes áreas do conhecimento.
Legenda foto: Na Universidade de McMaster, comitiva
de alunos do MBA em Gestão de IES, do COMUNG
Texto: Elisabeth Cristina Drumm, Gabriel Grabowski e Günther Gehlen