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Comung conclui terceira turma do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior

Com
o objetivo de capacitar gestores das Instituições Comunitárias de Ensino
Superior (ICES), o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung),
juntamente com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), promoveu a terceira
edição do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior. Desenvolvendo
habilidades de liderança, de empreendedorismo, de inovação e de gestão,
qualificando os participantes para os desafios da “Universidade do Futuro”, o
curso contou com a participação de 28 gestores de instituições, que iniciaram o
MBA em agosto de 2015 e entre os dias 9 e 11 de agosto de 2017 apresentaram
seus trabalhos de conclusão e encerraram as atividades letivas.

 

A
apresentação dos trabalhos, realizada na Universidade de Caxias do Sul (UCS),
foi prestigiada pelo reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e presidente
do Comung, professor José Carlos Carles de Souza. Para ele, o curso vem ao
encontro das necessidades das Instituições Comunitárias. “A forma de
participação, o envolvimento e a troca de experiências são extremamente
valiosos. O sentimento de pertencimento na Instituição é uma motivação e o
caminho do sucesso”, disse José Carlos, que participou da banca de cinco
apresentações.

 

Gestão de IES

O
MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior teve início em 2011 e nasceu
da percepção das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) quanto à
necessidade de formação e qualificação dos seus gestores baseadas numa proposta
que propiciasse uma visão ampla e integrada sobre a gestão universitária no
contexto das transformações educacionais mundiais e que considerasse a natureza
da universidade comunitária. Em três edições do curso, soma-se a participação
de 88 gestores acadêmicos e administrativos das Instituições Comunitárias de
Ensino Superior do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina. A iniciativa é
coordenada pela professora Ana Lúcia Buogo.

 

Conheça os
trabalhos apresentados

 

Agenor Dias de
Meira Junior:

Estratégias de gestão de Instituição de Ensino Superior Comunitária

Dinara Bortoli
Tomasi:

Estratégias de gestão da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das
Missões -URI -São Luiz Gonzaga: olhares para o futuro

Laura Scheren
Dalpiaz:

O planejamento estratégico nas IES comunitárias: o desafio de garantir o
alinhamento com flexibilidade      

Fabiana Simon: Gestão da demanda
externa

Taize Lopes: Organização
institucional para a modalidade de educação a distância: contribuições ao
modelo do Centro Universitário Franciscano

Viviane Born: A rede de
cooperação do Comung: um olhar para as ações dos pró-reitores administrativos

Gabriel Grabowski: Financiamento estudantil
Ices/Comung/RS

Heitor Strogulski:
Proposta
de agência de eventos de extensão universitária

Daniele
Bertagnolli:

Proposição de uma escola de negócios para o Centro Universitário Franciscano

Cristiane
Pozzebon:

Gestão do tempo na rotina do trabalho dos coordenadores de curso de graduação:
um estudo de caso

Elisabeth Cristina
Drumm:

Inovação e desenvolvimento regional: perspectivas nas Ices

Rosani Sgari: Ação estratégica
na formação de professores da UPF: o impacto institucional de um processo
coletivo

Viviane Kanitz
Gentil:
Políticas
públicas e expansão da educação superior

Lúcia Regina Lucas
da Rosa:

O impacto da gestão na graduação a partir da docência no Stricto Sensu

Roberto Godoy
Nogueira:
A
centralização da gestão de compras: o caso do Centro Universitário Metodista – IPA

Sandro Rogério dos
Santos:
Projeto
político pedagógico para implantação de um curso superior em Gerontologia

Fabiana Quatrin
Piccinini:
Política
institucional para o Stricto Sensu: o
caso Unisc

Vivian Spellmeier
Sulzbach
:
A importância da língua inglesa no contexto da iniciação científica – case da
Univates

Luís Antonio
Schneiders:
Tecnologia
educacional e rentabilidade: o impacto do programa Google Apps for Education na
Univates

Sandro Nero
Faleiro:
Ecossistema
empreendedor 

Ricardo Antônio De
Marco
:
Responsabilidade social universitária: o compromisso social das instituições de
ensino comunitárias

Enedina Maria
Teixeira da Silva
:
Tecnologia social em instituições de ensino superior para fortalecer o processo
de formação dos cidadãos em horizonte mais amplo, capazes de atuar em
sociedades e empreendimentos complexos

Magna Stela
Cargnelutti Dalla Rosa:
O programa de avaliação docente da Unijuí, com seus
subprogramas (avaliação da ação docente, autoavaliação docente e avaliação pelos
pares) como uma ferramenta de gestão para o planejamento, execução e avaliação
do curso, de forma cíclica

Marcos Eduardo
Casa:

Avaliação institucional, autoavaliação na graduação e novas metodologias de aprendizagem

Patrícia
Dall’Agnol Bianchi:

Repercussão dos processos avaliativos no desenvolvimento e reestruturação da
Universidade de Cruz Alta

Gunther Gehlen: Metodologias
ativas no ensino superior

 

Foto (Divulgação)