Universidade Feevale recebe o professor Masaaki “Mike” Kotabe
Nesta semana, a Universidade Feevale recebe o professor titular de Negócios Internacionais e Marketing na Fox School of Business da Temple University, Filadélfia, Estados Unidos, Masaaki “Mike” Kotabe. Ele ministrará, nos dias 26 e 27 de outubro (sexta-feira e sábado), a disciplina de Marketing Internacional, no MBA em Negócios Internacionais da Instituição.
Presidente da Academia de Negócios Internacionais no período 2016-17 e já tendo sido considerado o pesquisador de marketing internacional mais produtivo do mundo, Masaaki “Mike” Kotabe estará disponível para entrevistas nesta quinta-feira, 25 de outubro.
Se houver interesse em entrevistá-lo, favor avisar pelo e-mail imprensa@feevale.br ou pelos telefones (51) 3586-8833 e (51) 99972-9954.
Masaaki “Mike” Kotabe
Professor titular de Negócios Internacionais e Marketing na Fox School of Business da Temple University, antes de ingressar na Temple University em 1998, foi professor de Marketing e Negócios Internacionais na Universidade do Texas em Austin. Kotabe atuou como presidente da Academia de Negócios Internacionais no período 2016-17 e participa no Conselho de Administração da Japan Marketing Academy.
Kotabe obteve seu título de Ph.D. em Marketing e Negócios Internacionais na Michigan State University. Leciona Marketing Internacional, Estratégia Global de Sourcing (R & D, fabricação e interfaces de marketing), práticas empresariais asiáticas e latino-americanas nos níveis de graduação e MBA e teoria de Negócios Internacionais no nível de doutorado (Ph.D). Já deu palestras em mais de 20 escolas de negócios em todo o mundo. Para sua pesquisa, trabalhou de perto com empresas líderes como AT & T, Kohler, NEC, Nissan, Philips, Sony e Seven & I Holding Co. (controladora das lojas 7-Eleven) e instituições internacionais como as Nações Unidas e a Organização Mundial do Comércio.
Escreveu mais de 100 artigos acadêmicos. Seu trabalho de pesquisa foi publicado em periódicos como Journal of International Business Studies, Journal of Marketing, Strategic Management Journal e Academy of Management Journal. Ganhou do prêmio Best Paper Award, de 1998, de S. Tamer Cavusgil, e do Prêmio Hansen Thorelli de 5 Anos de Melhor Publicação em 2005, pela American Marketing Association.
Seus livros: Global Sourcing Strategy: R&D, Manufacturing, Marketing Interfaces (1992), Japanese Distribution System (com Michael R. Czinkota, 1993), Anticompetitive Practices in Japan (com Kent W. Wheiler, 1996), Mercosur and Beyond (1997), Trends in International Business: Critical Perspectives (com Michael R. Czinkota, 1998), Market Revolution in Latin America: Beyond Mexico (com Ricardo Leal, 2001), Emerging Issues in International Business Research (com Preet Aulakh, 2002), Marketing Management, 3rd ed. (com Michael R. Czinkota 2005), Global Supply Chain Management (com Michael Mol, 2006), The SAGE Handbook of International Marketing (com Kristiaan Helsen, 2009), and Global Marketing Management, 7th ed. (com Kristiaan Helsen, 2017).
É editor do Journal of International Management e também atua nos conselhos editoriais de vários periódicos, como: Journal of Marketing, Journal of International Business Studies, Journal of International Marketing, Journal of World Business, Journal of Academy of Marketing Science, Journal of Business Research e Thunderbird International Business Review, entre outros.
Na terceira edição do Journal of Teaching in International Business, em 1997, Kotabe foi classificado como o pesquisador de marketing internacional mais produtivo do mundo nos dez anos anteriores. Foi eleito membro da Academy of International Business (Academia de Negócios Internacionais), em 1998, e membro da Japan Academy of International Business Studies (Academia de Estudos Internacionais de Negócios do Japão), em 2017, por sua significativa contribuição à pesquisa e educação em negócios internacionais. Recebeu o Prêmio Musser de Excelência em Pesquisa na Temple University, em 2002.