Logo UCS Horizontal

UCS vai ofertar mestrados no Campus da Região dos Vinhedos e da Região das Hortênsias

A partir de maio, interessados poderão participar de processos seletivos nas áreas de História, Direito e Ensino de Ciências e Matemática

Com o intuito de ampliar a oferta de ensino em nível de pós-graduação na região de abrangência da UCS, a partir do segundo semestre deste ano os campi da Região dos Vinhedos e das Hortênsias passarão a ofertar cursos de mestrado em três áreas distintas do conhecimento.

Está previsto para maio o lançamento dos Editais relacionados aos processos seletivos para o Mestrado Profissional em História, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e Mestrado Acadêmico em Direito, para Canela. Em Bento Gonçalves os processos seletivos acontecerão para os cursos de Mestrado Profissional em História e Mestrado Acadêmico em Direito. As aulas iniciarão no mês de agosto.

Conforme explica o professor Juliano Rodrigues Gimenez, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, a abertura dos cursos de mestrado em outras unidades universitárias, além do Campus-Sede, em Caxias do Sul, traduz a missão da Instituição de disseminar o conhecimento acadêmico em sua área de abrangência, contribuindo, dessa maneira, para o desenvolvimento econômico e social da região.

“A inserção dos nossos programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado junto aos campi da UCS vem ao encontro da nossa missão de produzir e disseminar o conhecimento, e especialmente de contribuir com o desenvolvimento regional. Assim, as nossas ações se dão por meio da qualificação do capital humano vinculada a trabalhos que tragam soluções efetivas para questões locais. As dissertações e teses produzidas buscam conectar a formação de alto nível acadêmico, tecnológico e científico com problemáticas locais em seus mais diversos contextos.”

Além do ingresso como aluno regular, via processo seletivo, haverá a possibilidade de ingresso como aluno não regular, para aqueles que já concluíram a graduação e desejam cursar uma disciplina com objetivo de conhecer o curso. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, pelo telefone 3218.2410 ou pelo e-mail msquadro@ucs.br.

Conheça melhor os cursos que serão oferecidos

Mestrado Profissional em História tem como área de concentração ‘Ensino de História: Fontes e Linguagens’, estruturando-se em duas linhas de pesquisa: ‘Linguagens e cultura no ensino de História’; e ‘Fontes e acervos na pesquisa e docência em História’.
O curso é ideal para educadores e pesquisadores com atuação conectada a acervos, museus e educação patrimonial. O mestrado também é dirigido a docentes pesquisadores que se voltam à produção de material de divulgação do conhecimento histórico em variadas linguagens.
Mais informações sobre a inscrição podem ser obtidas pelo e-mail mestradohistoria@ucs.br ou pelo telefone 54.3218-2045.

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática possui área de concentração em formação de docentes. As linhas de pesquisa são: ‘Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática’ e ‘Tecnologias, Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática’. O objetivo do curso é aprimorar a qualificação de professores da educação básica, técnica e superior, nas áreas de Ciências, Física, Química, Matemática e Biologia e afins.
Interessados podem esclarecer suas dúvidas pelo e-mail ppgecima@ucs.br ou, ainda, pelo telefone 54.3218-2875.

Mestrado Acadêmico em Direito tem área de concentração em ‘Direito Ambiental e Sociedade’. Alunos podem optar entre duas linhas de pesquisa: ‘Direito Ambiental e Novos Direitos’ e ‘Direito Ambiental, Políticas Públicas e Desenvolvimento Socioeconômico’. As aulas do mestrado são dirigidas a graduados em nível superior em Direito ou áreas afins. Quem desejar participar do processo seletivo pode contatar a equipe do curso via e-mail fmpattis@ucs.br ou telefone 54.3218-2759.