Projeto Rondon: equipe da UCS prepara-se para participar da Operação Parnaíba
A madrugada do dia 18 de janeiro vai marcar o início de uma experiência única para oito acadêmicos da UCS. Acompanhados de dois professores da Universidade, eles iniciam o percurso rumo à cidade de Porto, no estado do Piauí. O grupo, coordenado pelos docentes Michel Mendes, da Área do Conhecimento de Humanidades, e Gisele Cemin, da Área de Ciências Exatas e Engenharias, vai desenvolver diversas atividades com o objetivo de melhorar a qualidade de vida daquela comunidade piauiense.
Para o período de 17 dias que passarão no Nordeste brasileiro, a equipe se preparou durante meses para organizar um cronograma de atividades orientadas por diferentes eixos. Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho são temas que guiarão o trabalho dos acadêmicos.
Conforme Michel, o cronograma já está fechado e foi pensado a partir de encontros presenciais da equipe e também de muitos debates a distância. A formação ao longo do semestre buscou qualificar as propostas do projeto da UCS, aliando as demandas do município e as inovações criadas pelos acadêmicos, valorizando a autoria dos projetos. As demandas do município de Porto foram recebidas por Michel no mês de setembro, quando ele esteve por lá durante viagem precursora.
“O que chamou minha atenção foram as propostas inovadoras que o grupo criou, tendo em vista suas áreas de formação, mas principalmente as experiências construídas no mundo de trabalho por parte dos estudantes”, explica Michel.
Ele destaca que o clima do grupo revela dois movimentos muito importantes: finalizar as propostas de trabalho com qualidade e a curiosidade natural em relação à viagem, ao município e à operação como um todo. De acordo com ele, o grupo entende a necessidade de um trabalho forte, coerente e competente, que levem em conta as particularidades do município e que respondam às necessidades e interesses da comunidade. “Temos a expectativa de realizar uma excelente operação, deixando nossa marca na comunidade, no município, mas, principalmente, de retornar transformados e com a certeza do trabalho realizado com seriedade e gratidão”, explica.ParticipantesBruna Fernanda de Oliveira Caballero
21 anos – Acadêmica de Ciências Biológicas
23 anos – Acadêmico de Ciências BiológicasGiovanna Marschner
21 anos – Acadêmica de Ciências BiológicasGiulia Bortolon Pena
20 anos – Acadêmica de DireitoRodrigo Monteiro
35 anos – Acadêmico de SociologiaSabrina Solange Zaferi Cardozo
26 anos – Acadêmica de Direito
Vinicius de Souza Casaroto
23 anos – Acadêmico de Farmácia
Vinicius Trevisan
28 anos – Acadêmico de Processos Gerenciais