49213855711_3200cbfe63_k

Imigrantes recebem certificados em programa que ensina português

Universidade La Salle inclui garante ensino gratuito aos estrangeiros

Em 2017 quando o programa Universidade La Salle Inclui começou existia uma expectativa de que os alunos estrangeiros – a maioria deles vindos do Haiti –, pudessem aprender o português para poder conseguir uma colocação no mercado de trabalho deste novo país que eles haviam acabado de chegar. E lá se vão dois anos e todas as expectativas foram sendo superadas.

Na quinta-feira (12), quando aos poucos os estudantes chegavam para o último encontro do ano e também para receber os certificados de conclusão de mais uma etapa, era impossível não perceber o misto de ansiedade e alegria que pairou sob a sala 103 do prédio 8 da Universidade La Salle. Se nas primeiras aulas era a timidez que imperava, atualmente é a amizade, a música e o gosto pelo conhecimento.

De acordo com a professora voluntária Cátia Rosane Würth, aluna de Letras e titular do programa, no decorrer destes anos, ocorreram diversas dinâmicas para que além do idioma, a barreira da timidez também fosse ultrapassada. “Eles apresentam uma evolução que se destaca. Primeiro porque eles não se comunicavam, eram tímidos. E nós tivemos que fazer um trabalho bem intenso nesse sentido, com atividades envolvendo outras áreas de conhecimento”, relembra a professora.

Ao final da confraternização, os estudantes fizeram uma homenagem à professora Cátia. Tal manifestação de carinho, a levou às lágrimas. “Um dos depoimentos que me emocionou muito, foi do aluno que por meio do aprendizado, conseguiu fazer a carteira de habilitação, o que para ele é vencer uma enorme barreira. Ler, interpretar e resolver uma questão. Eles estão fechando o ano com êxito”, ressalta Cátia.

Por um mundo melhor

A cada certificado entregue, ia junto também um sorriso largo e comentários do quanto tudo o que viveram até esse momento tinha sido marcante. Principalmente porque aliar o estudo e o trabalho não é tarefa fácil.

O Assessor de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da La Salle, Prof. Dr. José Alberto de Miranda comenta que é um orgulho muito grande saber que os estudantes escolheram e confiaram na Universidade e que as aulas reiniciam em março de 2020. “O papel da Universidade é esse construir um mundo melhor. Auxiliar nos problemas da comunidade, da sociedade, principalmente na área do conhecimento. A participação dos imigrantes neste projeto, representa algo importante para nós como lassalistas, que temos a missão de fazer esse mundo melhor”, afirma Miranda.