IMG_5330

Professores da Universidade de Córdoba iniciam Projeto de Intervenção Urbana em Ijuí

Integrando as atividades da Semana Acadêmica do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da Unijuí (DCEEng), os cursos de Arquitetura, Design e Engenharias, além da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, receberam, durante a última semana, professores da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina. O grupo veio a Ijuí para iniciar uma parceria inédita no Estado: os estudantes foram desafiados a construir, de forma colaborativa, dispositivos urbanos em madeira, os quais serão distribuídos pela cidade para interação com a comunidade. O canal da Avenida Pinheiro Machado foi o local escolhido para a realização do projeto.

 

A programação da visita iniciou na tarde do dia 21, no auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), com a recepção institucional aos professores da Universidade parceira. Participaram a Reitora, Cátia Maria Nehring, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Sérgio Correa, o vice-presidente da UETI, Eduardo Beckmann, além dos professores dos cursos envolvidos no Projeto. Na oportunidade, além de uma visita ao acervo do Museu, o professor Jaeme Callai fez uma exposição da história regional.

No turno da noite, os professores Ariel Machuca, Carolina Ferreyra Centeno, Gustavo González e Marcos Gianfellici, da Universidade Nacional de Córdoba, realizaram o Workshop introdutório de “Ideação e Intervenção Urbana Binacional”, no auditório da Sede Acadêmica da Unijuí. Até o dia 24, eles avançaram nos ensinamentos para a realização do Projeto com diversas atividades teórico-práticas aos estudantes do Departamento. Em setembro, será realizada a fase final, com a concretização da intervenção urbana.

 

Parcerias fundamentais

O desenvolvimento do Projeto só se tornou possível pela colaboração e parceria das Universidades com o Poder Público de Ijuí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município e do movimento étnico, por meio da União das Etnias de Ijuí (UETI) e do Comitê Pró-Reconhecimento de Ijuí Capital das Etnias. Neste sentido, durante a semana foram realizados diversos encontros entra a Unijuí, professores da Universidade Nacional de Córdoba, representantes do executivo municipal e do movimento étnico.

 

O objetivo desta iniciativa é pensar a cidade em diálogo com o movimento étnico, além de trazer um pouco da Expoijuí/Fenadi para dentro do espaço urbano. Desta forma, ele será realizado em setembro de 2019, dias prévios à realização da Feira. Os estudantes das duas Universidades vão estudar o espaço urbano de Ijuí para projetar e, posteriormente, fabricar instalações em madeira. Essas peças serão expostas nas ruas de Ijuí e estarão disponíveis para interação com a comunidade.

 

O Projeto na Argentina

O Projeto, coordenado pelo professor da UNC, Jonny Gallardo, já é realizado em Córdoba, na Argentina, há algumas edições, com sucesso. Na última, realizada em 2018, ocorreu durante a Bienal do Design, organizada pela Cámara de la Madera, Mueble y Equipamiento de Córdoba, ADEC, La Facultad de Arquitectura Urbanismo y Diseño de la UNC y la Municipalidad de Córdoba. A ação teve, inclusive, cobertura da mídia nacional do país vizinho. Confira a matéria  do Jornal O Clarín, um dos principais da Argentina.