Iniciação cientifica

Iniciação científica orienta jovens pesquisadores na PUCRS

Definir um objeto de estudo, elaborar hipóteses, compilar dados, identificar padrões e apontar resultados são práticas comumente associadas ao universo acadêmico, que podem fazer parte da experiência de graduação dos estudantes da PUCRS. Com o objetivo de formar e capacitar jovens pesquisadores, a Universidade oferece o Programa de Iniciação Científica (IC), um norteador para quem deseja se aventurar na pesquisa e complementar os aprendizados de sala de aula.

Salão de Iniciação Científica

Durante esta experiência, os bolsistas ainda têm a oportunidade de participar do Salão de Iniciação Científica e receber retornos de pesquisadores especializados na sua área de atuação. Após a conclusão das pesquisas, os estudantes preparam trabalhos para reportar suas descobertas nesse evento científico. Esse é um momento de valorização dos esforços de pesquisa, avaliando as ações desempenhadas ao longo do processo e conquistando, além da nota, uma possível sugestão de submissão do trabalho para publicação em uma revista especializada.

Acesse a reportagem completa na edição 190 da Revista PUCRS.

Foto: Camila Cunha/PUCRS