podcast (4)

Conhecimento a um fone de distância

Como aproximar o pensamento filosófico das pessoas? Foi a partir desse questionamento que o acadêmico do curso de Filosofia da Universidade de Passo Fundo (UPF) chegou ao coordenador, professor Dr. Marcelo Doro, com uma proposta: criar um podcast. Algumas discussões depois, especialmente sobre o que de fato era o formato, nasceu o Ouse Saber. Com três episódios já disponíveis ao público em plataformas como Spotify e Soundcloud, o podcast apresentado por Tatiel com a participação de professores do curso é simples e objetivo. Em cerca de 20 a 25 minutos, eles conversam sobre temas do cotidiano, mostrando que o pensamento filosófico está mais presente do que se imagina.

O podcast também é, segundo Tatiel, uma forma de democratizar o acesso à Filosofia. Para isso, a proposta é trazer temas do cotidiano, como uma forma de propiciar maior identificação das pessoas. “Essa proposta veio ao encontro de um projeto que temos há bastante tempo, que tem essa mesma orientação, de buscar a popularização da Filosofia. Um exemplo de atividade desse projeto é a ação ‘O que a Filosofia tem a dizer sobre’, que já tratou sobre temas como reality shows, futebol, religião, amor, redes sociais, feminismo. Nós pegamos esses temas que têm um interesse cotidiano e oferecemos uma visão filosófica sobre ele”, explicou o professor Doro.

Mas não é só isso. A proposta do Ouse Saber é também servir como um suporte pedagógico para professores e escolas que desejem levar temas atuais para dentro da sala de aula. “Em conversas entre colegas, percebemos que a maioria não teve a oportunidade de ter um professor de Filosofia na escola. Por conta disso, a disciplina não era realmente aproveitada. Por mais que os professores se esforçassem para dar uma aula de qualidade, eles não tinham preparo para debater sobre alguns assuntos filosóficos. Então, nós pensamos em uma forma democrática e aberta para que as escolas tenham acesso aos professores da UPF, por exemplo”, contou.

Entre esses temas estão amizade e fake news. A proposta é oferecer um novo episódio a cada 15 dias. “Nós gravamos a primeira temporada com sete episódios, e em novembro começaremos a gravar a segunda. O projeto vem recebendo uma aceitação bem boa entre a comunidade acadêmica e externa, então, está sendo bem bacana. Outra coisa que nos motivou foi a dificuldade de encontrar conteúdos de qualidade sobre filosofia na internet. Conteúdos simples, que é o que a gente pretende oferecer”, completou Tatiel.

Assunto não vai faltar
O conhecido lanche gaúcho que reúne um grande número de ingredientes dá nome ao podcast: X-tudo. A relação não é à toa. A proposta é realmente não ficar sem assunto e poder falar sobre tudo. Do próprio consumo dos podcasts pelo público jovem às queimadas na Amazônia e seus impactos nas reservas florestais da região. Criado por iniciativa das acadêmicas do curso de Jornalismo Camila Pellin e Bruna Scheifler, sob orientação da professora Dra. Bibiana de Paula Friedrichs, o X-tudo é um podcast de atualidades. O objetivo é um só: exercitar o jornalismo além da sala de aula.

A ideia, conforme Camila, é aperfeiçoar a prática, testar novas ideias e produzir. Para isso, o X-tudo lança mão de alguns recursos conhecidos do jornalismo, como a reportagem. “Cada episódio é sobre um tema, e dentro do episódio nós temos uma reportagem, que é chamada de maionese caseira, uma dica do chapeiro (dicas culturais), e o cardápio, que é como um glossário, em que explicamos um termo relacionado ao assunto do episódio da semana”, conta. Com três episódios já disponíveis, o X-tudo também conta com a participação de especialistas no tema escolhido para debate.

Um fenômeno que não é novo
Seja para democratizar o acesso ao conhecimento científico ou para exercitar a profissão, a verdade é que os podcasts são uma realidade que cresce a cada dia no país. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) em 2018, são mais de 3 mil projetos produzidos em todo o território nacional. Apesar do aumento nos últimos anos – mais de 60% dos consumidores dessa mídia começaram a ouvir podcasts só nos últimos cinco anos, segundo a mesma pesquisa –, o podcast não é um fenômeno novo. Surgiu no Brasil em 2004, teve um pico em 2006 e agora retorna com muita força.

Ouça a UPF
Preparamos uma lista de podcasts produzidos por acadêmicos e professores da UPF que estão disponíveis na web. Escolha o tema que mais lhe interessa e divirta-se.

X-tudo
Um podcast de atualidades que se propõe a falar sobre vários assuntos. Esse é o X-tudo. Cada episódio tem um tema diferente. Para contextualizar o assunto, o episódio conta ainda com uma reportagem, chamada de Maionese Caseira, dicas culturais – as Dicas do Chapeiro – e o Cardápio, uma espécie de glossário em que é explicado um termo relacionado ao assunto do podcast.
Para ouvir, acesse aqui.

SportsCast
Gosta de esportes? Então, o SportsCast é para você! Criado por acadêmicos também do curso de Jornalismo, o podcast fala, como o próprio nome sugere, sobre esportes. A ideia começou no ano passado e agora já está em sua segunda temporada. Na pauta estão esportes em geral, desde os times de futsal da região, futebol, basquete, futebol americano e o que mais interessar. Ao todo, são 10 acadêmicos do curso que se revezam, conforme o assunto.
Todos os episódios disponíveis podem ser acessados aqui.

Ouse saber
Desmistificar a filosofia. Esse é o foco do Ouse Saber, podcast produzido no curso de Filosofia. Ao todo, já são três episódios disponíveis que tratam dos mais diferentes temas, de fake news a gostos pessoais. Também quinzenal, o podcast nasceu para mostrar que a Filosofia não fica discutindo coisas de um mundo paralelo ou abstratas e que ela está muito mais presente do que parece.
Para entrar nessa discussão, acesse aqui.

Papo de jornalista
Apresentado pela acadêmica do curso de Jornalismo e estagiária do Núcleo Experimental de Jornalismo (Nexjor) Milena Mezalira, o podcast Papo de Jornalista trata exclusivamente de assuntos relacionados ao Jornalismo. A ideia, segundo Milena, é pegar ganchos de assuntos polêmicos que vão surgindo no jornalismo atual. Recém-lançado, o primeiro episódio conta um pouco sobre a rotina de um jornalista pela perspectiva de alguns convidados que atuam na área aqui em Passo Fundo. A proposta é ter um novo episódio a cada 15 dias.
Ficou interessado? Então, ouça aqui.

Foto: Camila Guedes