Acadêmicos de Design da UCS elaboram identidade visual da Feira do Livro de Caxias do Sul
A 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que se inicia nesta sexta-feira, dia 27 de setembro, conta com o envolvimento da Universidade de Caxias do Sul. Além de ter como patrono o professor da Instituição, Delcio Antônio Agliardi, e a presença da Editora da Universidade – EDUCS em um estande institucional, alunos do curso de Design da UCS são responsáveis pela identidade visual do evento literário.
O processo criativo se desenvolveu entre junho e agosto deste ano, com a participação dos acadêmicos Ângela Stocco Maschio, Caroline Giubel Piazzon, Fabricio Pelizzer Mascarello e Gabriela Sottilli Lazzari. As atividades ocorreram durante a disciplina de Estágio, sob a supervisão da professora Aline Fagundes, no Design Center, no Campus 8 – o espaço oferta serviços para a comunidade, conectando estudantes ao universo profissional.
A docente explica que o trabalho resulta de extensa pesquisa de mercado pelos estudantes, que proporcionou a compreensão da relevância de um projeto de identidade visual. “Analisaram-se eventos literários internacionais, nacionais e regionais, e as peças gráficas se originaram de um processo criativo não linear, em que os alunos foram protagonistas do próprio aprendizado, o que reforça a importância das metodologias de aprendizagem ativa dentro da Universidade de Caxias do Sul”, destaca.
O percurso de criação teve a participação do patrono da Feira, o professor Delcio Agliardi, que falou aos alunos sobre sua relação com os livros. “O leitor como protagonista” e “A função da literatura é trazer equilíbrio psíquico” são algumas das falas do patrono destacadas pelos estudantes. “A participação do professor no processo criativo foi bastante inspiradora aos alunos e importante à criação da identidade visual”, pontua Aline.
Conceito
Reunindo diferentes personagens de livros clássicos, como Hamlet, Drácula, o Pequeno Príncipe, Dorian Gray, e até o protagonista de O Quatrilho, Angelo Gardone, o cartaz apresenta quatro cores de fundo. O conceito principal fundamenta-se nos livros clássicos, representados na ilustração do cartaz de forma desconstruída e figurativa, simbolizando o tema da feira “Você é o que você lê”. Por não haver uma representação fiel e com realismo, conforme explica o conceito, há um incentivo para que o leitor se identifique com os personagens e situações presentes nas narrativas. “Todas as representações foram construídas a partir da mesma base genérica, reforçando a ideia de que o leitor tem a possibilidade de ser o que quiser”.
A novidade da proposta fica por conta da interação digital – o grupo ainda trabalha na elaboração de filtros de Instagram com os personagens da campanha, visando o incentivo à leitura também a partir das plataformas digitais.
Experiência
O acadêmico do curso de Design Fabricio Pellizzer Mascarello, hoje no oitavo semestre, listou algumas das etapas do processo ao longo do último semestre, que partiu do briefing com a organização do evento e incluiu um benchmarking, que, conforme explica, contemplou a busca pelo que é realizado no segmento em todo o mundo, temas e identidades visuais, além da pesquisa histórica. Entre os momentos decisivos, o estudante relembra a presença do professor Delcio Agliardi em aula, no Campus 8, quando o grupo pôde conhecer suas vivências e experiências relacionadas à literatura, bem como expectativas em relação à Feira. “A turma conseguiu entender, interagir e se situar no tema da edição, que é bem bacana e instiga a pensar, refletir”, conta, no que brotaram insights e ideias, proatividade e o interesse dos alunos.
O acadêmico também ressalta a relevância do trabalho em grupo – desenvolvido por um time que considera muito capacitado, disciplinado e com boa vontade – para a realização de projetos desse nível, que demandam experiência, jogo de cintura para a resolução de problemas, a partir de diferentes alternativas, e a aplicação de métodos e ferramentas de Design aprendidos em aula.
“Poder participar de um projeto dessa magnitude é uma ótima oportunidade, seja para portfólio, para questões profissionais e, principalmente, no que se relaciona aos desafios pessoais. É mágico o quanto a gente pode se envolver e mergulhar em um tema, gostaria que mais colegas tivessem essa oportunidade”, incentiva, explicando os ganhos relacionados à noção sobre grandes projetos, bem estruturados, com planejamento e identificação de necessidades, público-alvo, que consideram a complexidade cultural da cidade e da região.
Satisfeito com o resultado do trabalho, Fabricio conta que a proposta conceitual para esta edição dá continuidade ao processo desenvolvido desde a última feira, que tinha como tema – Ler para Ser. “A identidade visual deste ano instiga o público à troca de experiências e à interação, a partir dos personagens, de suas histórias e do simbolismo e misticismo que transmitem.
Histórico
A parceria do curso de Design com a Feira do Livro caxiense se iniciou em 2017 (mesmo ano em que a coordenação do curso estabeleceu um projeto com a Feira do Livro de Bento Gonçalves). A identidade visual da Feira de Caxias do Sul foi desenvolvida em 2017 e 2018 durante as disciplinas de Projeto Gráfico (Campus 8 e CARVI), e em 2019 através do Design Center, no Campus 8.
Foto: Design Center/Divulgação