Claudia Velho-0939

UCS, há 52 anos, atenta às necessidades de sua comunidade

A Universidade de Caxias do Sul comemora, neste domingo, dia 10 de fevereiro, 52 anos. A trajetória da Instituição, que teve início em 1967 pela própria comunidade, que via na Educação Superior uma alternativa para o seu desenvolvimento, segue com a mesma finalidade: estar sempre atenta às necessidades da sua comunidade e apresentar soluções para os desafios que o futuro aponta.

Às vésperas de seus 52 anos, a Instituição – que está presente em mais sete municípios da região com unidades universitárias e com unidades de apoio em Flores da Cunha (com a Escola de Gastronomia), em São Marcos (com a unidade de formação continuada) e em Bom Princípio (com o Instituto de Materiais Cerâmicos) – comemora a aprovação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Mestrado Profissional em Psicologia, a ser implantado neste ano. Com a abertura do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, a UCS passa a contar com 11 cursos de Doutorado e 18 cursos de Mestrado.

As demandas do mundo do trabalho também apontaram novos caminhos: a UCS intensificou a oferta de seus cursos UCSTec – cursos superiores de tecnologia não somente no seu campus-sede, mas levou oportunidades também para as unidades universitárias. Os cursos UCSTec têm como diferenciais o diploma superior com certificação da UCS; certificação intermediária durante o curso; professores com ampla experiência no mercado; formação rápida de dois a três anos (dependendo da área); e o aproveitamento da experiência profissional ou uma formação técnica na área de estudos para diminuir a duração do curso.

Além de seus cursos, a UCS amplia sua atuação na educação superior a distância por meio do Programa EaD-UCS, que une a excelência do ensino oferecido pela Instituição à flexibilidade proporcionada pela modalidade, que permite ao estudante adaptar os estudos à sua rotina e ao seu tempo. Os estudantes têm aulas online com um corpo docente altamente qualificado, e uma proposta de ensino que ultrapassa o universo digital a partir do acesso a toda a Universidade – em sua estrutura de laboratórios, bibliotecas, entre outros ambientes de ensino, pesquisa e extensão. Os encontros presenciais nos campi universitários permitem a realização de projetos integradores para a qualificação da aprendizagem, além da interação com colegas e professores.

Para o reitor Evaldo Kuiava, a Universidade de Caxias do Sul – constituída a muitas mãos, por pessoas que se empenharam na concretização do sonho coletivo de disponibilizar à região uma universidade – expandiu-se para contribuir e para ampliar as possibilidades de formação de qualidade em sua área de atuação. “A Universidade de Caxias do Sul estabeleceu-se como um marco divisor para a região, configurando-se em uma das mais importantes iniciativas da comunidade regional, da qual até hoje colhemos os frutos”, comemora.

Atenta ao mundo contemporâneo, a instituição, destaca Kuiava, atua, no momento, para consolidar quatro grandes projetos acadêmicos: a implantação dos novos currículos em todos os cursos de graduação; a expansão da modalidade de Educação a Distância (EaD), focando toda a região de abrangência da UCS; a consolidação dos cursos de tecnologia (programa UCSTec); e a internacionalização da academia.

Além disso, em setores que prestam serviços também à comunidade externa, a UCS tem como foco finalizar o Centro Clínico de Diagnóstico e Pesquisa Animal, abrir novas clínicas e serviços de Odontologia para atendimento à comunidade, e ampliar o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS, intensificando o incentivo à criação de startups e fomentando o empreendedorismo.

Celebração

Neste domingo, dia 10 de fevereiro, o Coro da UCS, com regência de Anita Bergamann Campagnolo, se apresenta na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Caxias do Sul, às 18 horas, com a participação dos solistas Maicon Cassânego e Ricardo Barpp, também preparador vocal do Coro, e do pianista Fernando Rauber Gonçalves. Logo após, às 19 horas, ocorre a missa de celebração dos 52 anos da UCS. A entrada é franca.

A Universidade hoje

– Diretrizes Institucionais que norteiam o conjunto de estratégias e ações para o período 2018-2022: Excelência acadêmica, desenvolvimento das pessoas e da região; Inserção acadêmica nacional e internacional; Empreendedorismo e inovação; Sustentabilidade institucional

– 78 Cursos de Graduação (160 opções de ingresso);

– 18 Mestrados;

– 11 Doutorados;

– 269 Bolsas de Pós-Graduação (atualizado em 26/07/18); 219 Bolsas e taxas CAPES/PROSUC; 8 Bolsas FAPERGS/CAPES; 2 Bolsas CNPq; 10 Bolsas de Pós-Graduação UCS; 11 Bolsas CAPES/PNPD; 3 Bolsas FAPERGS/DOC/FIX; 20 Bolsas BDTI – Mestrado; e 2 Bolsas BDTI – Doutorado;

– 70 Cursos de Especialização;

– 948 Professores titulados (88% com título de mestre e doutor);

– 800 Laboratórios para todas as áreas de ensino;

– 759 Salas de aula;

– 15 Núcleos de Pesquisa;

– 21 Núcleos de Inovação e Desenvolvimento;

– 93 Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq e 362 Linhas de pesquisa;

– 274 Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica;

– 105 Registros de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI;

– 11 Bibliotecas;

– mais de 30% dos alunos com algum tipo de benefício na UCS entre bolsas, crédito educacional e descontos.

Fotos: Claudia Velho