residências2

Inscrições para as residências em saúde da UPF iniciam nesta terça-feira (1º)

A Universidade de Passo Fundo (UPF) abre, nesta terça-feira, 1º de outubro, o período de inscrições para os cursos de residência em saúde e área profissional da saúde. Os programas, que objetivam proporcionar formação em serviço aos profissionais da área da saúde, estão em conformidade com os projetos pedagógicos da Instituição, consideram as necessidades locais e regionais e são desenvolvidos em consonância com as políticas e as diretrizes do Sistema Único de Saúde para a formação de recursos humanos nas áreas prioritárias de atendimento à população.

Interessados podem se inscrever no site www.upf.br/ingresso/residencia até 13 de novembro. Serão ofertadas vagas nos seguintes cursos: Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso, nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição; Residência Multiprofissional Integrada em Atenção ao Câncer, nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social; Residência Multiprofissional em Cardiologia, nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia; Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer, nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia; Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais em área profissional de Odontologia; e Residência Integrada em Medicina Veterinária.

A duração dos cursos é de dois anos, exceto no Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, cujo prazo de duração é de três anos. Os cursos são ofertados pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), em convênio com a Associação Hospitalar São Vicente de Paulo, o Hospital de Clínicas, o Hospital Veterinário (UPF) e a Prefeitura de Passo Fundo (Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal do Interior e Hospital Beneficente Doutor César Santos).

Seleção
Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.upf.br/ingresso/residencia. Além disso, é necessário escolher a área de formação, o programa e a instituição executora do interesse do inscrito. O processo de seleção será composto por duas etapas: prova escrita teórico-objetiva composta de 40 questões, a ser aplicada no dia 30 de novembro; e arguição oral do memorial descritivo e análise do currículo. Esta etapa acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro. O resultado final será estabelecido com base na soma das médias da prova teórico-objetiva, memorial descritivo e currículo.

O edital com todas as informações sobre o processo de seleção pode ser acessado no site www.upf.br/ingresso/residencia.