foto webinar 2

Webinar realizada pelo GT do Comung reúne instituições do Brasil e do México

O evento online teve como objetivo fortalecer as ações colaborativas entre as instituições de ensino à nível internacional

No dia 3 de junho, ocorreu a webinar Internacionalização virtual: a importância das ações colaborativas, cuja o tema foi escolhido devido ao cenário de mudanças nas interações globais em resposta à pandemia do novo coronavírus. O evento foi uma iniciativa do GT de internacionalização do Comung, que acredita nas ações virtuais como um importante caminho para a internacionalização na educação superior.

O encontro virtual aproximou gestores das Instituições Comunitárias associadas ao Comung com experiências virtuais de internacionalização. Estiveram presentes no momento: o chefe de relações externas da Unesp, José Celso Freire Junior; a reitora da Universidad Veracruzana do México, Sara Ladrón de Guevara; o coordenador do centro internacional da Universidad La Salle da Cidade do México, Roberto Pozos; e a chefe de desenvolvimento de práticas docentes da Universidad La Salle, Olga Meza.

José Celso explicou durante a conversa que o formato digital “é um modo de realizar internacionalização em casa, mas, cada vez mais as pessoas têm publicado nessa área e expondo suas experiências”. Além de explicar que o intercâmbio envolve interações interculturais de estudantes e professores de diferentes regiões geográficas fazendo uso de tecnologias de informação e comunicação. As atividades, formatos e as aprendizagens são construídas de forma colaborativa.

Segundo Sandra Ladrón, a iniciativa de vivenciar experiências internacionais de modo digital na Universidad Veracruzana, começou por uma necessidade estratégica, considerando que nem todos os alunos possuem capacidade financeira de realizar viagens internacionais e, agora, fazem parte das metas institucionais da instituição, que preza pela política de internacionalização. “Vivemos um tempo em que não podemos dar uma formação profissional se não a damos também com caráter intercultural e internacional”, destaca.

Enquanto, para Roberto Pozos e Olga Meza, o atual período de quebra de paradigmas requer novas formas de aprendizagem, como a interculturalidade. Os professores destacam, também, que para que essas experiências transformadoras ocorrerem, é de grande importância a colaboração entre instituições a nível internacional,

A webinar contou com a participação de 146 representantes de instituições do Brasil e do México. Agora, devido aos bons resultados, o GT de Internacionalização pretende implantar novas iniciativas online para ampliar a visibilidade internacional do potencial das instituições do Comung e fortalecer ações colaborativas com instituições de outros países.

Assista a webinar na íntegra: https://comung.org.br/eventos/internacionalizacao-virtual-a-importancia-das-acoes-colaborativas/