Sem título

Desafio empreendedor envolve alunos de universidades comunitárias

Evento Startup Plus University reunirá, nesta terça e quarta-feira, alunos de 14 instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) – entre elas, está a Unijuí

Estudantes de 14 instituições, que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), participam, nesta terça (10) e quarta-feira (11), de mais uma edição do evento Startup Plus University.
Realizado pela primeira vez no ano passado, o evento envolve os alunos na solução de desafios propostos pelas universidades comunitárias. Eles têm a possibilidade de desenvolver o perfil empreendedor em uma competição que ocorre em 24h – tempo em que cada equipe precisa propor ideias, construir um modelo de negócios, desenvolver um protótipo e realizar a apresentação à banca avaliadora.
“O objetivo da comissão organizadora é fazer com que estes estudantes pensem em soluções inovadoras, em alternativas de projetos, a partir dos problemas que eles identificam no dia a dia das suas instituições, sem deixar de observar o olhar da gestão destas universidades sobre os grandes desafios que temos pela frente”, explicou uma das coordenadoras do evento e também coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), Maria Odete Palharini.
Voltado ao tema Educação e Tecnologia, o evento já conta com as 60 vagas preenchidas. Times serão constituídos e receberão qualificação para que possam pensar em projetos que visem agilizar o processo de reinvenção e de inovação dentro do Ensino Superior, e mais precisamente dentro das universidades comunitárias. “A expectativa é que tenhamos boas ideias, que serão encaminhadas para as nossas incubadoras. A maioria das instituições possui este espaço de inovação”, lembra Maria Odete, destacando, ainda, que o primeiro lugar receberá R$ 3 mil e, o segundo, R$ 2 mil. Dentre os critérios avaliados, estão a criatividade, a aplicabilidade da proposta e a inovação.
Para o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, um dos coordenadores do evento, Fernando González, as expectativas passam por garantir aos estudantes, das diferentes instituições comunitárias do Estado, uma experiência de envolvimento em empreendedorismo e inovação de alta qualidade, por meio da participação em equipes cujos integrantes são oriundos de diferentes universidades, com experiências e trajetórias formativas diversas. “Também espero que, igual ao ano passado, os estudantes sinalizem para as gestões institucionais quais são as inovações que eles desejam, que pensam que podem melhorar, ainda mais, a experiência no Ensino Superior”, destacou.

Programação
Realizado de forma on-line, pela plataforma Discord, o evento Startup Plus University terá sua abertura às 18h desta terça-feira. O Talk 1, sobre Competências e Habilidades do Profissional do Século 21, acontece às 18h15, antecedendo a apresentação dos desafios e validação dos times, às 19h. Na sequência, serão abordados o mapeamento de problemas e validação, no Talk 2. O encerramento desta noite acontece às 22h, com apresentação dos problemas validados para os mentores.
Na quarta-feira, o evento segue às 9h, com o Talk 3 sobre a metodologia para desenvolvimento de produtos e serviços, MVP – sigla em inglês para Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável. Trabalhos e mentoria terão sequência e, às 13h, acontece o Talk 4 sobre a elaboração do pitch, uma apresentação de 5 minutos que as equipes terão que fazer sobre os seus negócios. Às 15h20, os grupos encaminham os trabalhos de finalização e, às 18h, ocorre a entrega das apresentações finais. O Pitch Final e premiação estão marcados para as 19h30.