inauguração clínicas odonto

Novas clínicas de Odontologia da Feevale vão ampliar os serviços à comunidade

Espaços servirão para a formação dos estudantes e atendimento gratuito aos moradores da região, aliando alta tecnologia com atendimento humanizado e seguro.

Quatro clínicas de Odontologia, localizadas no Câmpus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, possibilitarão a formação dos estudantes e a ampliação do atendimento à comunidade. Os espaços foram inaugurados na semana passada, pela Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur) e pela Universidade Feevale.  

Equipadas com o que há de mais moderno em termos de equipamentos e tecnologia, as clínicas permitirão que os acadêmicos exercitem os conteúdos ministrados na sala de aula, aliando alta tecnologia com atendimento humanizado, fundamental para o desenvolvimento das habilidades e competências na formação de um cirurgião-dentista. O fluxo totalmente digital em radiologia também irá proporcionar uma maior agilidade no atendimento das pessoas, qualidade na imagem e redução na emissão de resíduos. 

Atendimento à comunidade e prevenção ao câncer bucal 

As consultas e os exames para a comunidade – por meio de avaliação socioeconômica, o atendimento pode ser gratuito – seguem os protocolos de prevenção à Covid-19, com segurança aos pacientes, estudantes e professores. Os agendamentos dos serviços podem ser feitos pelo e-mail cies@feevale.br ou pelo telefone (51) 3586-8813. 

Até o mês de julho, o curso de Odontologia também realizará atendimentos nas segundas-feiras, no turno da tarde, e nas terças-feiras, no turno da manhã, para orientar os pacientes sobre o câncer bucal. Em 31 de maio é celebrado o Dia de Combate ao Câncer Bucal e o Dia Mundial de Combate ao Fumo, que reforçam a importância da prevenção à doença e conscientizam sobre o consumo de cigarros. 

O diagnóstico do câncer bucal é feito por meio de exame clínico da cavidade bucal e sua confirmação ocorre através de biópsia e de exame anatomopatológico. A doença é silenciosa e costuma aparecer na cavidade bucal como nódulos, manchas, caroços ou feridas indolores que não cicatrizam e não desaparecem em 15 dias. “Os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer bucal são o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas. Já a exposição ao sol é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de lábio”, ressalta a coordenadora do curso de Odontologia, Paula Luce Bohrer, acrescentando que o papilomavírus humano (HPV), infecção sexualmente transmissível, também está relacionado ao desenvolvimento do câncer bucal. 

O tratamento da doença pode ser feito por meio de cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. “A prevenção do câncer bucal começa no consultório odontológico, por isso, é importante lembrar que, quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o prognóstico do paciente” – destaca Paula – “É importante alertar a população e falar abertamente sobre o assunto, pois a doença, se não tratada, pode levar à morte. É um tipo de neoplasia que acomete com maior frequência homens com mais de 40 anos de idade, fumantes e com o hábito de consumir bebidas alcoólicas regularmente”.