Design sem nome

Reunião conjunta entre COMUNG, ACAFE, FAPESC, FAPERGS e MCTI busca dar interoperabilidade à plataforma de inovação

Ferramenta busca fomentar ações de pesquisa e inovação entre instituições comunitárias e os setores público e privado de todo o Brasil

O COMUNG (Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas) e a ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) realizaram, no dia 20 junho, uma reunião conjunta com a FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O objetivo do encontro foi iniciar a troca de informações para implementar o projeto da Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias (PIIC) — ferramenta que busca diagnosticar os potenciais de inovações existentes nas Universidades, e que vem sendo apresentada nas últimas semanas a todas as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) do COMUNG.

O evento intitulado “Integração como Mecanismo de Apoio às Políticas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação” foi coordenado pelo líder da comissão da ACAFE responsável pelo projeto, Adriano Rodrigues, e pelo professor Márcio Fiori. Eles explicaram que a ferramenta possui o objetivo de fomentar ações de pesquisa e inovação entre instituições comunitárias e os setores público e privado, bem como propor modelos de integração de ações em âmbito estadual, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e serviços especializados. “Precisamos do apoio da FAPESC, da FAPERGS e do MCTI para colocar o movimento em prática e fomentar a tecnologia nas instituições”, aponta Adriano, coordenador da PIIC.

ACAFE e COMUNG já firmaram parceria, em maio de 2021, para integrar a ferramenta. A ideia é disponibilizar a plataforma, inicialmente, para as Universidades Gaúchas e, posteriormente, para todas as ICES que integram a Associação Brasileira de Instituições de Ensino Superior (ABRUC). Por isso, o secretário-executivo da ABRUC, José Carlos Aguilera, representando o presidente Ney José Lazzari, também esteve presente no encontro, assim como o presidente do COMUNG e reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Antonio Kuiava, e o presidente da ACAFE, Aristides Cimadon.

O presidente da FAPESC, Fábio Zabot Holthausen, destacou que esse movimento afasta todos da zona de conforto, e é isso que permite o avanço. O presidente da FAPERGS, Odir Antônio Dellagostin, afirmou que reconhece a necessidade de um olhar diferenciado para o segmento da inovação nas instituições, e que esta parceria é uma oportunidade para avançar conjuntamente neste setor. Para o diretor do Departamento de Tecnologias Estruturantes do MCTI, Eduardo Soriano Lousada, a plataforma se destaca porque permite pensar de forma global, articular de modo regional e agir localmente.

O projeto teve investimento de R$ 450 mil reais, disponibilizado em 2019 pelo MCTI por meio da emenda parlamentar, articulada pelo senador Jorginho Mello, pela deputada federal Carmen Zanotto e pelo deputado federal Pedro Uczai. Em 2020, uma nova emenda foi viabilizada, para consolidar a plataforma que, futuramente, pretende ser disponibilizada para todas as ICES do Brasil.

Integram o COMUNG as Universidades UCS, Unisc, Feevale, UFN, UPF, URI, PucRS, Urcamp, Unijuí, Unilasalle, Unicruz, Univates, Unisinos e UCPel. Fazem parte da ACAFE as instituições Unoesc, Furb, Udesc, UNC, CatólicaSC, Unesc, Unibave, Unidavi, Unifebe, Uniplac, Univali, Univille, Unochapecó, USJ e Uniarp. O encontro contou, ao todo, com a presença de 81 participantes, reitores e representantes das ICES.