Design sem nome (1)

Unijuí recondiciona celulares e entrega à Promotoria de Justiça de Horizontina

Um novo lote de aparelhos celulares foi recondicionado pelo projeto Alquimia II, realizado pela Unijuí a partir de um termo de cooperação com o Ministério Público do Estado. Onze smartphones foram destinados ao município de Horizontina e sete ao município de Rio Grande, para que possam ser destinados a estudantes da rede pública que não possuem acesso aos aparelhos para o acompanhamento das aulas que acontecem de forma online.

A entrega foi realizada junto ao Espaço Mais Inovação da Unijuí, pelo coordenador do projeto na Universidade, professor doutor Edson Luiz Padoin, à promotora de Justiça de Horizontina, doutora Bruna Maria Borgmann.

De acordo com Padoin, para além desses 18 aparelhos, o projeto já restaurou cinco smartphones entregues ao município de Ijuí e outros 15 destinados ao município de Rio Grande, que encaminhou, ao todo, 100 celulares para recondicionamento. Muitos dos aparelhos são apreendidos em presídios, outros doados pela comunidade. Na Unijuí, eles são restaurados e ficam prontos para que os estudantes possam acessar a internet e instalar os aplicativos indicados para as aulas.

“Esse projeto visa, em primeiro lugar, garantir o acesso à educação às crianças que estão em vulnerabilidade social e afastadas das aulas presenciais. E acaba, em segundo lugar, contribuindo para a diminuição do descarte irregular desses aparelhos no meio ambiente”, frisou a promotora Bruna Borgmann, salientando que, no primeiro semestre deste ano, necessitava de 63 smartphones para atender à necessidade dos alunos do município. Com o retorno gradual às aulas presenciais, hoje ainda são necessários 39. Um movimento junto à comunidade está sendo realizado para que a doação de aparelhos, em bom estado, ocorra.