feevale_cleber

O papel das universidades junto aos municípios é debatido no Smart Cities

O reitor da Universidade Feevale e vice-presidente do Comung, Cleber Prodanov, foi um dos conferencistas do Smart Cities Park, que ocorreu na semana passada, em Nova Petrópolis. O evento reuniu gestores públicos, representantes de entidades e empresas líderes do mercado da inovação e da tecnologia para debater tendências e apontar soluções para o desenvolvimento econômico dos municípios.

Representando o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), Prodanov abordou a temática Universidades – um espaço de construção da transformação digital e as iniciativas de hubs e incubadoras a serviço das comunidades. Também participou do debate o professor da Unisc Leonel Tedesco, coordenador geral do projeto Living Vales, laboratório para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Na mediação estava o professor Gunther Gehlen, que integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

Prodanov disse que, embora haja dificuldades, as universidades têm condições de colaborar com os municípios e fazer conexões com a sociedade. “Nós temos a inteligência, mas às vezes não se consegue colocar em prática uma inteligência regional com intensidade, que torne isso acessível à população, como no caso de problemas climáticos. Infelizmente, é difícil integrar as cidades em torno de soluções que às vezes são simples e baratas, até porque inexiste um projeto que unifique essas questões”, afirmou.

Na opinião do reitor da Feevale, é importante inovar. “Vivemos em cidades que foram pensadas e projetadas no século 19, no máximo. Qual é o design que a cidade precisa, por exemplo? Se esse município tem um design tradicional, ele não é sustentável. E as universidades têm urbanistas, arquitetos, engenheiros, historiadores etc. É preciso aplicar esse conhecimento para criar um modelo de cidade inteligente, que favoreça a questão do clima, do consumo de água e energia, estabelecendo conexões num contexto mais cooperativo, que abranja áreas maiores”, salientou. Para Tedesco, esses eventos voltados para gestores públicos já facilitam bastante o contato das universidades com os municípios. “Todo mundo quer aprender e andar juntos, mas é necessário que esse trabalho seja contínuo, que essas interações sejam permanentemente estimuladas”, complementou o professor.

O professor Gehlen, que mediou a conferência, lembrou que o grande ponto de um evento como o Smart Cities é proporcionar uma interlocução do poder público dos municípios com as universidades, que estão vinculadas à sociedade, inclusive na sua formação. “As interações acabam sendo muito mais locais e de pouca interação no sentido do conhecimento que está circulando. O domínio de áreas que existe dentro da academia deveria ser uma ferramenta para o planejamento dos municípios”, destacou.

Sobre o evento

O Smart Cities Park ocorreu de 22 a 24 de novembro, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, na Serra gaúcha. Promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), juntamente com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e o Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ), teve como principal objetivo a troca de experiência entre os municípios.

Durante os dois dias, foram compartilhadas ações inovadoras e apresentados diferentes modelos de políticas públicas, que poderão ser aplicados tanto nas grandes como nas pequenas cidades. Entre os temas discutidos estavam: conectividade, transformação digital, educação, saúde, iluminação pública, energia, inteligência de dados, finanças, gestão de obras e procuradoria municipal.