WhatsApp Image 2024-07-10 at 17.28.41 (1)

Agendas em Brasília reforçam a pauta das Comunitárias

Na última semana, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung, participou de uma série de agendas em Brasília, entre elas, reuniões com ministérios, deputados, senadores e uma agenda comemorativa dos 50 anos da Acafe.

A vice-presidente do Comung e reitora da Universidade de Passo Fundo – UPF, Bernadete Dalmolin representou as 14 universidades comunitárias gaúchas acompanhada do reitor Dieter Siedenberg,da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí e da da secretária-executiva do Comung em Brasília, Jaira Puppim.

Entre as agendas, estava a reunião com a Secretaria Geral da Presidência da República, a visita aos gabinetes dos deputados Alexandre Lindenmeyer, Elvino Bohn Gass e Maurício Marcon –  coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso; reunião com o Senador Ireneu Orth e com a secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República, Kelli Mafort. Nestas agendas, a diretoria do Comung esteve acompanhada dos representantes da União Estadual dos Estudantes – UEE, Rodrigo Duarte e Alejandro Guerrero.

 

Na oportunidade, também ocorreu no Auditório do INEP a Sessão Solene em homenagem aos 50 Anos Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe, promovido pelo Congresso Nacional, que contou, na sequência, com um painel sobre o Reconhecimento das Instituições Comunitárias de Ensino Superior promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Comunitárias. 

Os reitores da Acafe e do Comung também se reuniram com o ministro da Educação, Camilo Santana e equipe, para discutir a regulamentação da Lei das Comunitárias – Lei nº 12.881/13, dentre outros temas.

A Lei das Comunitárias é considerada fundamental para a definição de critérios que assegurem a qualidade e a sustentabilidade das universidades comunitárias brasileiras. As instituições desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do país e das regiões, garantindo, especialmente, a perenidade das instituições de ensino superior.