INTERNACIONALIZAÇÃO
A internacionalização tem sido um processo de crescente investimento e importância nas universidades do COMUNG. As instituições têm buscado ampliar as relações internacionais como forma de qualificar a sua missão comunitária e criar impacto social e desenvolvimento do Estado nas regiões de atuação.
As Universidades participantes no GT de Internacionalização do COMUNG mantêm mais de 1000 Convênios de Cooperação ativos e consolidados com mais de 60 países de todos os continentes. Um dos pressupostos da criação das parcerias tem sido a reciprocidade na cooperação e a possibilidade de desenvolvimento mútuo nos campos do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação.
Entre as principais ações desenvolvidas estão:
- mobilidade semestral de estudantes;
- mobilidade de curta duração;
- mobilidade internacional de professores;
- oferta de programas de curta duração;
- formação em regime de dupla titulação;
- viagens técnicas e acadêmicas internacionais;
- viagens de qualificação em idiomas estrangeiros;
- projetos de pesquisa em colaboração internacional.
Os intercâmbios buscam construir habilidades e competências interculturais e globais através da formação de novos profissionais com visão de mundo. Além disso, essas atividades de internacionalização objetivam inserir a dimensão internacional na construção curricular, criar redes de contato de pesquisa no desenvolvimento de inovações, soluções e novos produtos que melhorem a qualidade de vida da sociedade.