Claudia Velho-8098

UCS comemora o jubileu de prata de sua regionalização

História da expansão regional da Universidade de Caxias do Sul é contada no álbum ‘UCS: 25 Anos de Regionalização – 1993-2018’, lançado na noite desta terça, 20 de novembro

Descerramento da placa das diretrizes institucionais da UCS

A expansão do desenvolvimento regional na Região Nordeste do Rio Grande do Sul se dá com a implantação, a partir de 1993, de unidades da Universidade de Caxias do Sul em diversas cidades da região. Comemorados neste ano, os 25 anos de regionalização da UCS estão relatados no álbum ‘UCS: 25 Anos de Regionalização – 1993-2018’, organizado pelo professor Gelson Leonardo Rech e pelo jornalista Ariel Rossi Grifante, apresentado a autoridades da região na Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha, na noite desta terça-feira, 20 de novembro.

A proposta da obra, de 112 páginas, é rememorar e registrar os momentos significativos do processo de regionalização da UCS, que, em 1º de agosto de 2018, completou o seu jubileu de prata. O livro aborda a concepção do projeto, a sua implantação e os desdobramentos da inserção da UCS na Região Nordeste do Rio Grande do Sul. Segundo definição dos organizadores no texto de apresentação da obra, “não é demasiado afirmar que a história desta região se mescla, em boa medida, com a história da UCS, uma vez que mais de 100 mil pessoas formaram-se na Instituição, hoje constituída por seu campus-sede, outros sete campi e mais três unidades”.


Solenidade prestigiada pela comunidade regional

Prefeitos e representantes de diversos municípios da região – como Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Prata, São Sebastião do Caí, Farroupilha, Gramado, Guaporé, Caxias do Sul, São Marcos, Bom Princípio, Canela e Bento Gonçalves – , bem como gestores acadêmicos, prestigiaram o lançamento do álbum ‘UCS: 25 Anos de Regionalização – 1993-2018’ na Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha.

Na oportunidade, foi descerrada a placa com as diretrizes institucionais da UCS: Excelência acadêmica, desenvolvimento das pessoas e da região; Inserção acadêmica nacional e internacional; Empreendedorismo e inovação; e Sustentabilidade institucional.

O chefe de Gabinete da Reitoria, professor Gelson Leonardo Rech – e um dos organizadores do álbum – fez uma breve leitura histórica sobre a regionalização da Universidade de Caxias do Sul, com os passos iniciais da presença da Instituição na região. Segundo ele, “a UCS expandiu-se sem o intuito de conquistar. Expandiu-se para contribuir e para ampliar as possibilidades de formação de qualidade na região, numa releitura de sua missão fundacional”.

O prefeito de São Sebastião do Caí, Clóvis Alberto Pires Duarte, representando todos os municípios que integram a regionalização, enfatizou o progresso alavancado na região com a presença da Universidade de Caxias do Sul. Para ele, egresso da UCS no curso de Ciências Contábeis, “por onde a UCS passa ela deixa o seu rastro de desenvolvimento. A história dos municípios tem dois momentos: o antes e o depois da presença da Universidade, que dá ênfase às potencialidades dos municípios. A UCS representa o progresso de nosso Estado, de nosso país”.

Nesta linha de pensamento, o reitor Evaldo Kuiava destacou que a “Universidade de Caxias do Sul nasceu para ajudar no desenvolvimento de sua região e quanto mais inteirada com os municípios, mais forte vai ser e mais respostas poderá dar às demandas apresentadas. A UCS é como um patrimônio cultural da própria comunidade”.

Reafirmando o compromisso com a região, o professor Kuiava citou a nova etapa que a Instituição esboça: novas parcerias, ampliando os cursos de educação a distância, tecnológos, licenciatura e bacharelado nas unidades universitárias, conforme a identificação das demandas. “Expressamos a nossa gratidão e o reconhecimento a todos que contribuem com a Universidade de Caxias do Sul e, para o futuro temos como base os nossos princípios institucionais”.

O álbum

Dividido em quatro seções, o álbum ‘UCS: 25 Anos de Regionalização – 1993-2018’ recupera toda a história de inserção regional da UCS, desde os primeiros movimentos, no final dos anos 1960, passando pela retomada, em 1987, e a efetivação, a partir de 1993. Com o resgate de fotos e documentos históricos e de registros da imprensa na época, o livro conta a história de implementação dos campi e núcleos e demais unidades acadêmicas, complementada pelos depoimentos dos diretores e ex-diretores das unidades, e dos atuais prefeitos e outros líderes de cada município, e pela apresentação em forma de linha do tempo. Além disso, acrescenta a visão da atual gestão, comandada pelo reitor Evaldo Kuiava, para o fortalecimento do propósito regional e comunitário da UCS.

A implantação dos campi e núcleos

Com o projeto de regionalização, a Universidade de Caxias do Sul desencadeou, no ano de 1993, a abertura de cursos de graduação em Bento Gonçalves, Vacaria, Farroupilha, Canela, Nova Prata e Guaporé. Posteriormente, a expansão chegaria a Veranópolis (em núcleo universitário que funcionou de 1996 até 2015) e ao Vale do Caí, com a instalação de campus em São Sebastião do Caí, em 2000.

Contabilizando-se o campus-sede e o campus 8 (que abriga os cursos da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura), em Caxias do Sul, e os sete campi da região, a UCS oferece hoje a mais completa infraestrutura em ensino, pesquisa e extensão das regiões da Serra, das Hortênsias e do Vale do Caí, abrangendo 70 municípios que reúnem 1,5 milhão de habitantes.

Além dos campi, a UCS mantém unidades em mais três cidades da região:

– em Flores da Cunha funciona, desde 2004, a Escola de Gastronomia, voltada à formação e qualificação de profissionais em gastronomia e sommellerie;

– ainda em 2004, no mesmo município, assim como em São Marcos (e em Antônio Prado, este sem sede própria), foram instalados polos de Educação a Distância, nos quais, em 2006 e 2007, passaram a ser ofertadas disciplinas de graduação (de formação geral e de formação básica) e atividades de formação continuada (cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu);

– em 2011 foi instalado, no município de Bom Princípio, o Instituto de Materiais Cerâmicos (IMC-UCS), ambiente de pesquisa e inovação vinculado do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS.

Reitor Evaldo Kuiava, ao centro, com os organizadores do álbum: jornalista Ariel Rossi Grifante e professor Gelson Leonardo Rech.


A história da inserção regional da UCS

Primórdios

* Em termos históricos, a inserção regional da UCS teve uma primeira etapa com a instalação de extensões em Bento Gonçalves, em Vacaria e em Lajeado, entre 1968 e 1970.

* Contudo, com a reforma universitária (Lei 5.540/68, aprovada em 1969 e implantada de 1970 a 1972), o Ministério da Educação tornou obrigatório que as instituições mantenedoras fossem da mesma cidade onde os cursos superiores eram oferecidos. Assim, em 1972, a UCS repassou a gestão dos cursos para entidades locais: a Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (FERVI), em Bento Gonçalves e as associações Pró-Ensino Superior dos Campos de Cima da Serra (APESCCS), em Vacaria, e do Vale do Taquari, em Lajeado (cujas faculdades remanescentes dariam origem, em 1997, à Univates).

Retomada

* Os primeiros movimentos para a regionalização da UCS efetivada em 1993 surgiram durante a gestão do reitor João Luiz de Morais (1987-1990), quando a Universidade, a FERVI e a APESCCS reaproximaram-se com o intuito de constituir uma Universidade Pública Regional.

* Esta proposta, no entanto, esbarrou no Ministério de Educação, que não aprovou a manutenção por recursos públicos. Isso fez com que as três instituições redirecionassem o processo de unificação, começando pela realização conjunta do concurso vestibular a partir de 1989.

Efetivação

* Em sua primeira gestão como reitor, em 1990, o professor Ruy Pauletti assumiu a proposta de regionalização da UCS. Coube ao professor José Clemente Pozenato, enquanto pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, sistematizar e coordenar a implantação do projeto.

* Em 3 de dezembro de 1992, o Conselho Federal de Educação emitiu parecer favorável ao Projeto de Regionalização da UCS, e, em 19 de fevereiro de 1993, o Ministério de Educação aprovou o programa, que abrangia a criação do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI), em Bento Gonçalves, com a incorporação de cursos e patrimônio da FERVI; a criação do Campus Universitário de Vacaria, igualmente pela transferência de cursos e patrimônio mantido pela APESCCS; e a instalação dos núcleos universitários de Canela, Farroupilha, Guaporé e Nova Prata.

Sequência cronológica

– 19 de fevereiro de 1993: o Ministério de Educação aprova o Projeto de Regionalização da UCS;

– 15 de março de 1993: inaugurado o prédio próprio (para aulas teóricas) da Escola de Hotelaria de Canela (na área do Hotel Vila Verde, onde já ocorriam as aulas práticas do curso). O ato demarcaria a abertura do Núcleo Universitário de Canela;

– Março de 1993: são ministradas edições do curso de especialização em Metodologia da Pesquisa e do Ensino em Canela e em Nova Prata, preparando os docentes que atuariam nos núcleos universitários. A mesma formação ocorrera dois anos antes em Guaporé;

– 1º de agosto de 1993: formalizado o Projeto de Regionalização da UCS, com a integração oficial da FERVI e da APESCCS e a nomeação dos diretores dos campi e núcleos;

– 4 de agosto de 1993: instalação da unidade de Nova Prata;

– 6 de agosto de 1993: instalação da unidade de Guaporé;

– 11 de agosto de 1993: instalação da unidade de Farroupilha;

– 16 de agosto de 1993: instalação da unidade de Bento Gonçalves;

– 9 de novembro de 1995: assinado convênio de criação do Núcleo Universitário de Veranópolis (as aulas se iniciaram no primeiro semestre de 1996 e a unidade funcionou até dezembro de 2015);

– 13 de março de 1997: inaugurada a sede própria do então Núcleo Universitário de Farroupilha;

– 8 de agosto de 1997: criado o Instituto de Administração Municipal (IAM), pelo qual a UCS estabelece a inserção regional também por meio da assessoria direta aos municípios. Em 2016, o órgão passa a ser a Assessoria de Desenvolvimento Regional (ADRE);

– 25 de junho de 1999: inaugurado o novo Campus Universitário de Vacaria;

– Agosto de 2000: expansão do Projeto de Regionalização com o início das atividades do Núcleo Universitário Vale do Caí, em São Sebastião do Caí;

– 23 de agosto de 2001: inauguração do prédio próprio do Núcleo Universitário Vale do Caí;

– 10 de agosto de 2004: inauguração da Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha;

– 9 de setembro de 2011: instalação do Instituto de Materiais Cerâmicos (IMC-UCS), em Bom Princípio;

– 22 de junho de 2012: elevação à categoria de campus universitário do Núcleo Vale do Caí;

– 21 de novembro de 2012: elevação à categoria de campus universitário do Núcleo de Canela;

– 1º de outubro de 2015: elevação à categoria de campus universitário do Núcleo de Guaporé;

– 21 de outubro de 2015: elevação à categoria de campus universitário do Núcleo de Farroupilha;

– 24 de novembro de 2015: elevação à categoria de campus universitário do Núcleo de Nova Prata;

– 20 de novembro de 2018: comemoração do Jubileu de Prata da regionalização com o lançamento do álbum ‘UCS: 25 Anos de Regionalização – 1993-2018’, em evento na Escola de Gastronomia, em Flores da Cunha.

Fotos: Claudia Velho