unnamed

Universidade La Salle será a primeira micro-sede de Universidade criada pelo Papa Francisco 

A Universidade do Sentido se conecta com a comunidade local

Dezembro de 2020. – Imagine uma universidade inspirada por uma nova lógica, a da cultura da escuta, do encontro, da solidariedade e do cuidado. Essa é a Universidade do Sentido, que teve sua criação anunciada pelo Papa Francisco em junho de 2020, e integra a Pontifícia Fundação Scholas. A Universidade do Sentido é uma universidade pública, gratuita, global, intergeracional, inter-religiosa e multicultural com sede formal na Cidade do Vaticano, mas com micro-sedes distribuídas em universidades confessionais, públicas e privadas nos cinco continentes.

A Universidade La Salle, em Canoas (RS), será a primeira micro-sede brasileira do projeto que propõe uma universidade que leva em consideração as preocupações e as questões das pessoas e a partir dessas mesmas preocupações responde com ensino e pesquisa, que a própria vida leva esses jovens a se colocarem novas questões. O convênio entre a Pontifícia Fundação Scholas – uma rede internacional idealizada pelo Papa Francisco e que une estudantes de todo o mundo ao redor de um programa educativo – e a Universidade La Salle Canoas – pertencente a Rede La Salle presente em mais de 80 países no mundo – será firmado por meio de um evento virtual nesta terça-feira (1/12).

O evento contará com a presença dos diretores mundiais do Scholas, José María del Corral e Enrique Palmeyro, e do Reitor da Universidade La Salle, Prof. Dr. Paulo Fossatti.

A transmissão será pelo canal da Fundação Scholas: https://www.youtube.com/channel/UCcz7_g7kvrt6lIviYNV8ZOg

Projeto que serão desenvolvidos

Inicialmente, a Universidade do Sentido em Canoas contará com três projetos. O Projeto do Centro Regional de Abrigamento para Mulheres em Situação de Risco e Violência prevê a integração com o espaço de acolhimento com capacidade para 24 mulheres vítimas e seus filhos na região metropolitana de Porto Alegre (RS). No local, elas receberão atendimento especializado interdisciplinar de profissionais do Serviço Social, Psicologia, Enfermagem e Direito, sendo que o Centro de Abrigamento será também uma fonte de pesquisas acadêmicas sobre a violência de gênero. A ação é uma cooperação com a Fundação La Salle, instituição sem fins lucrativos da Rede La Salle.

Já o Projeto Universidade La Salle Inclui: Apoio aos Imigrantes, que já desenvolvido pela Universidade La Salle há dois anos, será ampliado por meio da Universidade do Sentido. O objetivo é auxiliar imigrantes na conquista de seus direitos como cidadãos e no desenvolvimento de habilidades que auxiliem a inserção dos mesmos no mercado de trabalho. Entre as ações que já ocorrem estão as aulas de português para estrangeiros, ministradas por voluntários da Universidade La Salle de forma gratuita. Além disso, os imigrantes receberão suporte de atendimento jurídico e psicológico.

Foto: Projeto Universidade La Salle Inclui: Apoio aos Imigrantes

 

Também estão previstos para 2021 encontros virtuais com alunos do ensino médio da Rede La Salle e estudantes de Portugal e Moçambique. Alunos do ensino superior, também participarão, atuando como guias nas propostas de trocas e compartilhamentos de discussões/reflexões/partilhas a partir dos temas indicados pelo Pacto Educativo Global, ação do Papa Francisco que propõe uma mobilização global de pessoas e instituições para gerar uma mudança de mentalidade pela educação. Um segundo grupo será formado por alunos e professores da Universidade La Salle para encontros interdisciplinares para reflexões, partilhas e discussões sobre os problemas atuais da comunidade.

Sobre a Universidade do Sentido e Scholas

A Scholas Occurrentes é uma Organização Internacional de Direito Pontifício presente em 190 países nos cinco continentes e que, por meio de sua rede, integra meio milhão de redes educacionais. A sua missão é responder ao apelo a criar uma cultura do encontro, aproximando os jovens numa educação que gere sentido.

Desde a sua criação em 2016, as Cátedras Scholas têm sido uma iniciativa inovadora dentro de cada universidade. De agora em diante, com a Universidade do Sentido, o objetivo é entender o que é uma universidade que escuta, que cria e que comemora. Os beneficiários da Universidade do Sentido são os alunos da universidade e todas as pessoas de todas as idades, mesmo sem diploma, que desejam participar nas diferentes atividades planejadas. A forma de aprender nos transforma em uma forma de ser.