637630878967470448

Curso de Nutrição realiza parceria com escolas para formação sobre educação alimentar

O Curso de Nutrição da Universidade Franciscana (UFN) promoveu uma parceria com os colégios Franciscano Sant’Anna e Marista Santa Maria para formação sobre educação alimentar, com o objetivo de desenvolver um trabalho visando a saúde nas famílias. Foram feitas atividades, em sua maioria de forma remota, envolvendo vários processos de estudo e pesquisa voltados a uma melhor alimentação.

Estágio em Nutrição na Alimentação Escolar é ofertado no 5º semestre do curso e contou com a participação de 26 acadêmicos. As produções envolveram trabalhos com estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio no Colégio Marista Santa Maria com a professora Ana Lucia Saccol como responsável. Já no Colégio Franciscano Sant’Anna, totalizaram 18 turmas entre pré A, pré B, 1º, 2º, 3º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª ano do Ensino Médio, com as professoras Cátia Regina Storck e Camila Lehnhart Vargas como supervisoras.

Anteriormente os alunos realizavam parte do estágio em escolas particulares e parte em escolas públicas, porém com a Pandemia optou-se por fazer atendimentos apenas nas privadas para facilitar o acesso dos estudantes. “As escolas Marista e Sant’Anna são parceiras deste estágio e sempre recebem as professoras e alunos com muito carinho e atenção. A parceria deve se manter”, afirma Cátia Regina Storck, coordenadora do estágio.

Segundo a professora, os adolescentes e crianças estão expostos a muitas informações em todos os meios de comunicação e mídias, podendo ser um risco para a saúde quando informações incorretas são veiculadas. “É importante que eles tenham acesso a informações corretas para que possam fazer boas escolhas. E sabemos que eles (alunos) levam estes conhecimentos adquiridos para suas famílias e redes de convívio. Sempre dizemos que eles devem cuidar da saúde desde pequenos para ter um futuro mais saudável”, complementa a coordenadora.

O resultado desse estudo foram produções de conteúdos como cartilhas de alimentação, informações sobre alimentos, livros de receitas e guias sobre alimentação saudável. Além de vídeos e produções de memes para alcançar diferentes tipos de públicos.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo