A história de quem cultiva as hortas da Universidade La Salle, em Canoas, há mais de 30 anos
O ano era 1950. Blásio Donato Hillebrand, então interno do juvenato em Carazinho, dedicava parte de suas horas de estudo ao cultivo de hortaliças. Aí nascia uma paixão que até hoje é mantida e encanta a todos que conhecem a dedicação e o carinho que o conhecido Irmão Blásio tem pelos pedaços de terra mantidos na Universidade La Salle, em Canoas.
Uma das hortas, a mais antiga iniciada há mais de 30 anos, está localizada perto do setor da Manutenção, atrás do Banco Itáu. A outra, criada há cerca de oito anos, fica junto ao estacionamento da Victor Barreto. No total, são 28 canteiros e muitas variedades de hortaliças. Entre elas: rúcula, radicci, alfaces crespa, alfaces mimosas, alfaces americanas, alface itaúna, alface lisa Regina, salsinha, cebolinha, manjericão, alho poró e couve chinesa. De acordo com o Irmão, entre renovar os canteiros para novas plantações, regar, colher e levar as verduras para os devidos locais de consumo, são de 6 e doze horas diárias dedicadas às hortas.
Diferencial preservado e consumido aqui mesmo
As hortaliças cultivadas pelo Irmão Blásio na Universidade são produzidas totalmente sem agrotóxicos. “A terra dos canteiros é misturada com folhas secas das árvores, casca de arroz, calcário, compostagem e adubo seco de gado. Estas hortaliças são regadas com água de chuvas recolhida em 6 caixas de água. São totalmente livres de agrotóxicos e colhidas na hora. Portanto, orgânicas e bem frescas”, explica o Irmão.
Recentemente, a horta da Victor Barreto passou por uma reforma e ganhou uma cobertura projetada pelos professores da casa Alexandre Knop, Fabrício Kipper e Charles Rech e contou com a colaboração do setor da Manutenção.
Onde encontrar?
As hortaliças produzidas pelo Irmão Blásio são consumidas pela Comunidade Religiosa, pelos usuários do Restaurante Universitário (RU), do Qoppa, pelo restaurante Di Trevi, por alunos do curso de Nutrição que as usam em algumas atividades acadêmicas e por colaboradores da Universidade e moradores de Canoas que encomendam os produtos.
Para encomendar basta pedir pessoalmente para o Irmão ou contatá-lo pelo ramal 8542 ou e-mail blasio.hillebrand@unilasalle.edu.br. “Geralmente faço um kit com sacola de supermercado no valor de R$ 5,00”.
Fotos: Luciele Oliveira