Sinproecomung

Comung e Sinpro/RS dialogam sobre a defesa das Licenciaturas nas Universidades Comunitárias

Em reunião na manhã de quarta-feira (31), os representantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), o Presidente, reitor Rafael Frederico Henn e o Vice-Presidente, reitor Cleber Prodanov, reuniram-se com o Sindicato dos Professores (Sinpro/RS), para dialogar sobre o futuro dos Cursos de Licenciatura nas Universidades do Comung.

Entre os assuntos, foi abordada a exclusão de vários cursos de Licenciatura do edital do concurso público para seleção de professores pelo Governo do Estado. Entre os cursos excluídos, estão Filosofia, História, Ciências Sociais e Educação Física. As provas do concurso do magistério gaúcho ocorrerão em junho.

A reunião realizada na sede do Comung, em Porto Alegre, contou com a presença dos diretores do Sinpro/RS, Marcos Fuhr e Rodrigo Perla Martins.

 As comunitárias estão presentes em todas as regiões do Estado e praticamente bancam a formação de professores”, afirmou o reitor Cleber Prodanov. De acordo com o Vice-Presidente do Comung, o segmento também é protagonista em ofertar licenciaturas coerentes com a realidade das regiões de atuação.

 “A preocupação com a qualidade da formação de professores e com a manutenção dos cursos de licenciaturas das instituições comunitárias tem motivado diversas iniciativas e negociações do Sinpro/RS no último período. Temos a convicção de que se trata de uma política estratégica para a sociedade, que contempla a expectativa das instituições formadoras e dos professores que nelas atuam”, destacou Rodrigo Martins, diretor do Sinpro/RS.

Já o presidente do Comung, reitor Rafael Henn, destacou as várias iniciativas e mobilizações desenvolvidas pelo consórcio com vistas à formação qualificada de professores em benefício do desenvolvimento regional. Foi referida a Comissão Especial na Assembleia Legislativa do Estado, que aprofundará questões relativas às IES Comunitárias, tendo os representantes do Sinpro/RS informado sua disposição de habilitar-se para participar das audiências públicas da Comissão.

Foto: Gilson Camargo